AFINIDADE OU ASPIRAÇÃO? GRUPOS DE REFERÊNCIA VALORIZADOS POR CONSUMIDORAS DE BAIXA RENDA

Autores

  • Carolina Araujo Forleo Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Alumni
  • Luiz Antonio Slongo Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Professor Adjunto

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Consumidores de Baixa Renda, Grupos de Referência.

Resumo

Considerando-se a importância das relações sociais e da influência interpessoal no comportamento dos indivíduos de baixa renda, este estudo objetiva identificar e analisar os grupos de referência valorizados pelas consumidoras desse segmento em seu processo de decisão de compra. A coleta de dados fundamenta-se em uma abordagem multimétodo composta, primeiro, por entrevistas em profundidade com 12 mulheres e, depois, pela técnica de Análise Conjunta com uma amostra de 53 entrevistadas pertencentes a esse segmento. Devido à crise econômica vivida durante o período de coleta de dados, o contexto da pesquisa é delimitado a um bem que permanece atrativo nessas circunstâncias: o batom. Os resultados obtidos demonstram que as consumidoras de baixa renda valorizam a presença de diferentes grupos de referência em seu processo de decisão. Especificamente, identificam-se dois grupos de respondentes com preferências distintas quanto à participação aos seguintes grupos de referência: familiares, amigas, consultoras de venda, vizinhas/colegas, celebridades, blogueiras e mulheres com melhores condições financeiras.

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Biografia do Autor

Carolina Araujo Forleo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Alumni

Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – Sul (2014) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Tem experiência em pesquisa de marketing e planejamento de comunicação, atuando nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Consumidores de Baixa Renda, Processo de Decisão de Compra, e Marcas.

Luiz Antonio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Professor Adjunto

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Marketing Estratégico, Marketing de Relacionamento, Pesquisa em Marketing e Logística Empresarial.

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Publicado

2019-08-29

Como Citar

Forleo, C. A., & Slongo, L. A. (2019). AFINIDADE OU ASPIRAÇÃO? GRUPOS DE REFERÊNCIA VALORIZADOS POR CONSUMIDORAS DE BAIXA RENDA. Revista Eletrônica De Administração, 25(2), 240–266. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/91706

Edição

Seção

Artigos