COMPORTAMENTO DOCONSUMIDOR DE TECNOLOGIA VESTÍVEL: CARACTERÍSTICAS QUE INFLUENCIAM NA INTENÇÃO DE CONSUMO

Autores

  • Lorena Renata Costa Cantanhede Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Edgar José Pereira Dias Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia (UNAMA)

Palavras-chave:

Hedonismo, Valor utilitário, Valor social, Intenção de consumo

Resumo

O presente estudo trata sobre as características que influenciam a intenção de consumo de produtos tecnológicos vestíveis, baseado nos valores hedônicos, utilitários e de status social. O objetivo é compreender como se dá o processo de consumo dos relógios inteligentes (Apple Watch), identificando as características de compras dos usuários, dado a pouca prática tecnológica e percepção da utilidade do produto. Realizou-se uma pesquisa de campo, com a finalidade de analisar a intenção de consumo dos usuários, com aplicações de questionários abertos com imagem e características das funcionalidades do produto, nos quais os usuários podiam expressar abertamente suas opiniões para que em seguida fosse realizado a análise do conteúdo dos comentários. Os resultados obtidos apontam a existência de uma ligação entre fatores comportamentais como hedonismo, utilitarismo, status social, risco social, inveja e cobiça e sua influência quanto ao uso e consumo do relógio inteligente Apple Watch.

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Biografia do Autor

Lorena Renata Costa Cantanhede, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Bacharel em Administração, Universidade da Amazônia (UNAMA). Belém, Pa, Brasil.

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorando (2018 - 2021) e Mestre (2013-2014) em Administração pela Universidade da Amazônia-UNAMA, com período sanduíche na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) pelo Projeto do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2008-2011) e graduando em Administração pela Estácio FAP (2017-2021). Integrante do grupo de pesquisa em Marketing Tecnológico-MKT da Universidade da Amazônia - UNAMA, desenvolve estudos sobre o comportamento do consumidor de produtos tecnológicos, tendo diversos artigos publicados em revistas como Journal of High Technology Management Research e International Journal of Business Information Systems. Coordenou os cursos de Administração, Ciências Contábeis e o setor de Extensão da Faculdade Estácio Castanhal e foi professor assistente da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, estando responsável por diversas disciplinas nas áreas de Gestão e Negócios, como Administração de Marketing, Comércio Exterior e Gestão de Pequenas Empresas

Edgar José Pereira Dias, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mestre em Administração, Universidade da Amazônia (UNAMA). Programa de Pós-Graduação em Administração, Belém, Pa, Brasil. Doutorando em Administração, Universidade da Amazônia (UNAMA). Programa de Pós-Graduação em Administração, Belém, Pa, Brasil.

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo, Università Degli Studi Di Bergamo, UNIBG, Itália. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA). Programa de Pós-Graduação em Administração, Belém, Pa, Brasil.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Cantanhede, L. R. C., Gammarano, I. de J. L. P., Dias, E. J. P., & Arruda Filho, E. J. M. (2018). COMPORTAMENTO DOCONSUMIDOR DE TECNOLOGIA VESTÍVEL: CARACTERÍSTICAS QUE INFLUENCIAM NA INTENÇÃO DE CONSUMO. Revista Eletrônica De Administração, 24(3), 244–268. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/85428