FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E)

Autores

  • Daniela Martins Diniz Universidade Federal de São João del Rei
  • Marina de Almeida Cruz Fundação Dom Cabral
  • Victor Silva Correa Universidade Paulista

Resumo

O objetivo da pesquisa foi o de identificar os fatores críticos da transferência de conhecimento (TC) entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras e analisar como eles influenciaram no desempenho do processo. A revisão teórica contemplou discussão sobre os fatores que, de acordo com a literatura na área, influenciam de forma decisiva na TC entre U-E. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso instrumental, sendo analisados dois projetos desenvolvidos entre uma universidade pública brasileira e suas empresas parceiras a partir de 14 entrevistas e documentos secundários. Os resultados revelam que dois fatores foram decisivos para a TC: o relacionamento estabelecido entre a universidade e empresas parceiras, e as características do professor (o seu know-how e a sua motivação para a TC). Enquanto o relacionamento contribuiu para minimizar a percepção de distância cultural entre U-E, o know-how dos professores tornou a parceria atrativa sob a ótica da empresa.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

Diniz, D. M., Cruz, M. de A., & Correa, V. S. (2018). FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE UNIVERSIDADE E EMPRESA (U-E). Revista Eletrônica De Administração, 24(2), 230–252. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83919

Edição

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