EVIDÊNCIAS DE VALIDADE PARA UMA MEDIDA DE EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM INFORMAL NO TRABALHO

Autores

  • Clarissa Leite Flores Universidade de Brasília / Programa de Pós-Graduação em Administração http://orcid.org/0000-0002-0777-9868
  • Francisco Antonio Coelho Junior Universidade de Brasília Departamento de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA) http://orcid.org/0000-0002-1820-5448
  • Maria do Carmo Fernandes Martins Universidade Metodista de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5950-6554
  • Rodrigo R. Ferreira Universidade de Brasília / Departamento de Administração / Programa de Pós-Graduação em Administração http://orcid.org/0000-0003-3728-1208

Palavras-chave:

evidências de validade, aprendizagem informal no trabalho, efetividade

Resumo

Este estudo objetivou buscar evidências de validade de uma escala que mede a percepção de efetividade das práticas de aprendizagem informal ocorridas no ambiente de trabalho. Para isso foi realizado um survey junto a 175 trabalhadores de uma Instituição bancária brasileira. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória e análise paralela. Identificou-se estrutura unifatorial, com 6 itens e KMO = 0,89. A estrutura obtida explicou 70,55% da variância do construto e possuía alfa de cronbach de 0,91. Verificaram-se fortes evidências de validade de construto para a amostra pesquisada. Disponibilizou-se, na literatura científica, uma medida inédita orientada ao diagnóstico da percepção de efetividade das práticas informais de aprendizagem natural no trabalho. Como a aprendizagem gera impacto quase que imediato no desempenho, espera-se que o uso desta medida permita aos gestores identificar se os trabalhadores consideram que a aprendizagem informal gera resultados perceptíveis e, então, empreendam ações gerenciais orientadas à sua ocorrência no trabalho.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Flores, C. L., Coelho Junior, F. A., Martins, M. do C. F., & Ferreira, R. R. (2018). EVIDÊNCIAS DE VALIDADE PARA UMA MEDIDA DE EFETIVIDADE DA APRENDIZAGEM INFORMAL NO TRABALHO. Revista Eletrônica De Administração, 24(3), 77–101. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/83293