A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Katia Cyrlene de Araujo VASCONCELOS Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Annor Da Silva Junior Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Adelson Pereira do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Vania Maria Goulart Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Intenção de rotatividade, Modelagem de equações estruturais.

Resumo

Analisou-se neste artigo a relação entre a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa (RSCORP) e a intenção de rotatividade (IR) de profissionais brasileiros de diferentes Estados e setores econômicos. Coletou-se dados por meio de questionário baseado nas escalas de percepção de práticas de responsabilidade social corporativa (TURKEY, 2009b) e escala de intenção de rotatividade (SIQUEIRA et al., 2012) junto a 100 profissionais. Os dados foram analisados por meio de modelagem em equações estruturais utilizando o software Smart PLS 3. A síntese dos resultados indica que a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa influencia negativamente a intenção de rotatividade dos profissionais. Em outros termos, quanto mais positiva for a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa menor será a intenção de rotatividade. Os resultados sugerem uma interdependência entre as dimensões individual e organizacional que determinam o pensamento, o planejamento e vontade de deixar uma organização. Esta interdependência faz com que o profissional ao perceber que a sua organização adota práticas de responsabilidade social tenha um sentimento de comprometimento e confiança com a organização, diminuindo com isso, a intenção de rotatividade. Os dados revelaram ainda que ações de responsabilidade social voltadas para os grupos de stakeholders sociais e não sociais e empregados afetam positivamente a percepção de práticas de responsabilidade social corporativa. Os resultados levam à rejeição das hipóteses de que as ações destinadas a consumidores e governo afetam positivamente esta percepção.

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Biografia do Autor

Katia Cyrlene de Araujo VASCONCELOS, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Annor Da Silva Junior, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Departamento de Ciências Contábeis (DCC)Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCon)Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Adelson Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorando em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Vania Maria Goulart, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Administração - Fucape

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Publicado

2017-02-16

Como Citar

VASCONCELOS, K. C. de A., Da Silva Junior, A., do Nascimento, A. P., & Goulart, V. M. (2017). A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE DOS PROFISSIONAIS. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 494–518. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/62787