ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE RECOMPRA DE UMA MARCA DE SMARTPHONES

Autores

  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Vinicius Zanchet de Lima UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Luciene Eberle UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni UCS - Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

valor percebido, comprometimento afetivo, comprometimento normativo, propaganda boca a boca, intenção de recompra, modelagem de equações estruturais

Resumo

A intenção de recompra possui grande importância no contexto acadêmico e empresarial e, por este motivo, diversos pesquisadores salientam que há lacunas para aprofundar o conhecimento sobre os seus construtos antecedentes. Compreender o fenômeno que leva o consumidor a ter a intenção de recompra de certo produto e/ou serviço de uma marca é um aspecto chave para o sucesso das empresas. Diante disso, o presente estudo analisou a influência do valor percebido, do comprometimento afetivo, do comprometimento normativo e da propaganda boca a boca positiva sobre a intenção de recompra de smartphones de uma determinada marca. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de uma survey. A análise dos resultados foi feita através de estatísticas multivariadas, utilizando-se a técnica da Modelagem de Equações Estruturais para observar e analisar as variáveis que compõem o modelo teórico proposto, através da realização do teste das hipóteses levantadas. A amostra foi composta por 411 consumidores de uma das marcas líderes de mercado de smartphones. Os resultados confirmaram as sete hipóteses testadas, evidenciando o valor percebido, o comprometimento afetivo, o comprometimento normativo, a propaganda boca a boca positiva como antecedentes da intenção de recompra de um smartphone de uma marca específica. Assim, os resultados do presente estudo possibilitam refletir sobre algumas contribuições relevantes do modelo teórico testado em relação à intenção de recompra.

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Biografia do Autor

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professor e Pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul ligado aos programas de Mestrado e de Doutorado em Administração. Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas da Qualidade pela UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultor de empresas mas áreas de estratégia e mercado.

Vinicius Zanchet de Lima, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Luciene Eberle, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professora e Pesquisadora da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Doutora em Administração pela UCS - Universidade de Caxias do Sul e pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (curso em associação).

Deonir De Toni, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Professor e Pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Doutor em Administração na Área de Marketing pela UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

Milan, G. S., Lima, V. Z. de, Eberle, L., & De Toni, D. (2017). ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE RECOMPRA DE UMA MARCA DE SMARTPHONES. Revista Eletrônica De Administração, 23(3), 147–172. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/61873

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