COMPLICA OU DESCOMPLICA? REFLEXÕES SOBRE DECISÕES DE FAZER OU COMPRAR NA MAIOR STARTUP BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Rafael Carvalho Pereira Descomplica Cursos Livres Web S/A Gestor de identidade digital
  • Fernando Oliveira de Araujo Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão

Palavras-chave:

Decisões de fazer ou comprar, Competências centrais, Integração vertical, Startup Enxuta, Descomplica.

Resumo

O caso narra a trajetória da startup de educação Descomplica desde a idealização da empresa até o seu crescimento, evidenciando os dilemas organizacionais relacionados às decisões de fazer ou comprar (the make-buy decision) em seus processos-chave, com vistas a tentar conciliar um crescimento exponencial de clientes com atenção especial na qualidade dos serviços prestados. A situação narrada acontece entre os anos de 2010 e 2012, tendo o fundador da empresa Marco Fisbhen como o principal personagem deste caso. O referido empreendedor, com a experiência acumulada de 17 anos ministrando aulas em cursinhos pré-vestibulares presenciais, resolveu gravar suas aulas e disponibiliza-las online com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visando dar escala ao serviço prestado, utilizando a internet como principal mecanismo de distribuição. Os desafios enfrentados por Fisbhen e sua organização nascente na obtenção de investimentos também são tratados no caso, analisando os fatores positivos e negativos das opções de aportes financeiros disponíveis para a empresa. Como instrumento de ensino, o caso foi concebido para apoiar reflexões sobre empreendedorismo, gestão de negócios e de inovação em cursos de graduação e pós-graduação, proporcionando a discussão e o julgamento de estudantes sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das situações narradas no documento. Como objetivo secundário, o caso oferece aos leitores uma abordagem sobre ferramentas para formatação do negócio, desenvolvimento e validação de ideias, inspiradas nos ensinamentos de Eric Ries e outros autores sobre startups e startups enxutas (lean startups). O caso ainda contempla uma série de informações sobre a educação no cenário brasileiro, destacando a tendência e aumento do crescimento do público-alvo da referida empresa com a unificação do ENEM em 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Carvalho Pereira, Descomplica Cursos Livres Web S/A Gestor de identidade digital

Mestre em Sistemas de Gestão e Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal Fluminense. Fez cursos de especialização em produção digital e em gestão enxuta de startups na Holanda e Estados Unidos. Desde 2014 é gestor de identidade digital da maior startup de educação brasileira, a Descomplica. Também é sócio de uma startup de servidores de games para novos desenvolvedores.

Fernando Oliveira de Araujo, Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão

Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Mestre em Sistemas de Gestão e Engenheiro de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem formação em Negociação, Liderança de Equipes e Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Atualmente, é professor, pesquisador e extensionista do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense; Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão; Presidente da SFEP - Sociedade Fluminense de Engenharia de Produção, e; Avaliador Ad Hoc do INEP/ Ministério da Educação. Desenvolve e participa de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, com abordagem multidisciplinar, conciliando conhecimentos de engenharia de produção, com temáticas afetas à educação; metodologias de ensino-aprendizagem; inovação; indústria criativa; startups.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Pereira, R. C., & Araujo, F. O. de. (2017). COMPLICA OU DESCOMPLICA? REFLEXÕES SOBRE DECISÕES DE FAZER OU COMPRAR NA MAIOR STARTUP BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Revista Eletrônica De Administração, 23(3), 259–287. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/61819

Edição

Seção

Casos de Ensino