TECNOGRAN: TODO PISO SERÁ PALCO. TODA PAREDE, MURAL. E A CIDADE INTEIRA, POESIA.

Autores

  • Danielle Denes dos Santos Carstens Universidade Positivo - UP
  • Ticiana Braga De Vincenzi Universidade Positivo - UP
  • Bruno Henrique Rocha Fernandes Universidade Positivo - UP
  • Franciani Fernandes Galvão Universidade Estadual de Maringá – Maringá – PR

Palavras-chave:

Inovação, Estratégias Genéricas, Vantagem Competitiva, Teoria Baseada em Recursos, Teoria de Recursos, Processos e Valores.

Resumo

Este caso apresenta a Tecnogran, empresa paranaense de revestimentos de alto tráfego atuante no segmento de pisos para supermercados, shopping centers, áreas externas, obras públicas e de acessibilidade. O caso descreve o histórico, as características da organização e do setor, abordando impasses enfrentados pela Tecnogran: pressões por preço e demandas de mercado. A empresa é líder no mercado nacional e, apesar disso, encontra dilemas ao buscar se consolidar como inovadora frente a seus concorrentes. O caso é analisado sob as perspectivas das teorias: Estratégias Genéricas e Vantagem Competitiva Ambiental; Teoria Baseada em Recursos; e Teoria de Recursos, Processos e Valores na Inovação. O caso apresenta também as respostas da empresa: inovações em produtos e serviços, e alterações em processos produtivos para manutenção de sua liderança no mercado nacional. As informações para a elaboração do caso foram obtidas por entrevistas semiestruturadas com os gestores da Tecnogran e por dados secundários, tais como publicações, documentos da empresa e sites. Este caso de ensino poderá ser utilizado nas disciplinas de Administração Estratégica, Gestão da Inovação, Marketing e disciplinas correlatas, em cursos de graduação e pós-graduação com foco em negócios de empresas. Os principais objetivos educacionais são: sensibilizar alunos para perceber as estratégias empresariais; analisar os modelos de gestão em busca de vantagem competitiva; identificar modelos estratégicos organizacionais; assinalar a relação entre competências organizacionais e vantagem competitiva sustentável; e compreender a importância e os desafios da inovação para as organizações.

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Biografia do Autor

Danielle Denes dos Santos Carstens, Universidade Positivo - UP

Doutoranda em Administração - Universidade Positivo, Mestre em Administração pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), especialista em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), graduada em Administração de Empresas pela UTP (Universidade Tuiuti do Paraná) e graduada em Comunicação Publicidade e Propaganda pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Possui mais de 13 anos de experiência em magistério superior, tendo atuado na Universidade Tuiuti do Paraná, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e na Universidade Positivo, nas disciplinas de marketing, comunicação e vendas. Foi assessora da coordenação geral no curso de Administração de Empresas da Universidade Tuiuti do Paraná e integrante do colegiado do curso de graduação em Marketing. Na Universidade Tuiuti do Paraná (2001 - 2008) atuou como professora adjunta das disciplinas de Pesquisa de Mercado, Marketing Empresarial, Marketing de Vendas, Marketing de Relacionamento, Criação e inovação, Empreendedorismo, Promoção de Vendas e Merchandising. Orientação de projetos de conclusão - cursos de MBA e de Bacharelado em Administração, Marketing e Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Elaboração e coordenação de projetos de pesquisa de mercado para clientes internos e externos. Na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) (2010 2011) atuou como professora das disciplinas de Fundamentos da Administração e Sistemas da Informação. Orientação de projetos de conclusão - cursos de Bacharelado em Administração (marketing). Professora convidada na Pós Graduação em Marketing disciplina fundamentos de marketing. Atuou por mais de 15 anos como consultora nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e marketing empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos de pesquisa qualitativos e quantitativos, com experiência em análise de dados e elaboração de relatórios de pesquisa. Atualmente é doutoranda em Administração na Universidade Positivo e atua como coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais na Universidade Positivo (EAD), desenvolvendo também atividades como pesquisadora de estratégia e inteligência Acadêmica nesta instituição. Professora membro do comitê gestor do laboratório de serviços da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo - Projeto Contact Center. Áreas de interesse: marketing empresarial, relacionamento com consumidores, Teoria sociotécnica da inovação, Teoria de redes, estratégia organizacional, pesquisa de marketing e gestão da inovação.

Ticiana Braga De Vincenzi, Universidade Positivo - UP

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo - Curitiba/PR, na linha de pesquisa de Estratégia, Inovação e Empreendedorismo; possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Administração pelo COPPEAD - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e MBA Executivo pelo COPPEAD - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), financiado pela Oi (Telemar Norte Leste). Tem 15 anos de experiência em Relacionamento com Clientes, melhoria da Qualidade de Serviços, desenvolvimento de Novos Produtos e em Gerenciamento de Projetos e de Equipes de Melhorias visando a reduzir custos e simplificar, melhorar e agilizar o atendimento ao cliente final.

Bruno Henrique Rocha Fernandes, Universidade Positivo - UP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1996), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), com doutorado sanduíche na Universidade de Cambridge (UK). Foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo, bem como Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, gestão estratégica de recursos humanos e gestão por competências. Atua como consultor na área de estratégia e gestão de pessoas, com trabalhos desenvolvidos para empresas como Alpargatas, AstraZeneca, Banco Central do Brasil, Braskem, Caixa Econômica Federal, Embraco, Gerdau, GVT, GRPCOM, Klabin, Kraft Foods, Sebrae, Sotreq/Caterpillar, TAM, Usiminas, Volvo, entre outros. Professor convidado da Fundação Dom Cabral, Fundação Instituto de Administração (FIA), Institute Superieur de Gestion (Paris, França) e Plymouth University (Plymouth, Inglaterra).

Franciani Fernandes Galvão, Universidade Estadual de Maringá – Maringá – PR

Doutoranda em Administração pela UEM na linha de Empreendedorismo e Mercado, Mestre em Administração pela UFPR, MBA em Gestão bancária e finanças corporativas pela ESAB e graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior (UEPG). Possuo experiência docente no ensino superior em cursos de administração, ciências contábeis e turismo. Meus interesses de pesquisa estão relacionados às áreas de Marketing e Negócios Internacionais.

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Publicado

2017-02-16

Como Citar

Carstens, D. D. dos S., Vincenzi, T. B. D., Fernandes, B. H. R., & Galvão, F. F. (2017). TECNOGRAN: TODO PISO SERÁ PALCO. TODA PAREDE, MURAL. E A CIDADE INTEIRA, POESIA. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 519–537. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/60638

Edição

Seção

Casos de Ensino