AS LÓGICAS DOS PRODUTORES INVISÍVEIS: SIGNIFICADOS CULTURAIS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR

Autores

  • Marlon Dalmoro UNIVATES, Centro de Gestão Organizacional.
  • Luciane Medeiros IMED, Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA
  • Jandir Pauli IMED, Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA
  • Michael Vieira do Amarante IMED, Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA

Palavras-chave:

Significados Culturais, Lógicas Culturais, Agronegócio, Agricultura Familiar, Pequenos Produtores.

Resumo

A produção agrícola tem adotado padrões mundiais, orientada por uma lógica produtivista por meio da produção em larga escala, busca constante de melhora de desempenho, aproveitamento da terra e maximização dos lucros. Estes significados orientam as atividades dentro da comunidade de produtores (PRESS, ARNOULD, MURRAY et al., 2014), mas demonstram-se distantes das lógicas da agricultura familiar, construídas a partir da valorização de aspectos sociais e culturais. Dessa forma, este estudo tem como objetivo compreender a criação de significados culturais acerca da agricultura familiar e a forma como estes significados resultam na construção de lógicas distintas aquelas predominantes no agronegócio. Com base num referencial teórico acerca da construção de significados culturais, adotou-se uma abordagem exploratória por meio de um conjunto de entrevistas com pequenos produtores rurais. Os resultados forneceram três categorias chaves que permeiam a criação de significados na agricultura familiar: formação identitária dos produtores, significados dos alimentos e relações sociais. A análise integrada dos resultados indica a construção de lógicas envolvendo aspectos identitários, sociais, culturais e de produção particulares da agricultura familiar. Os resultados contribuem com o desenvolvimento de políticas públicas e mercadológicas alternativas aquelas predominantes no agronegócio e que respeitam os significados culturais produzidos internamente em grupos não hegemônicos na representação social do universo agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Dalmoro, UNIVATES, Centro de Gestão Organizacional.

Doutor em Administração.

Luciane Medeiros, IMED, Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA

Mestranda em Administração

Jandir Pauli, IMED, Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA

Doutor em Sociologia

Michael Vieira do Amarante, IMED, Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA

Mestrando em Administração

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Dalmoro, M., Medeiros, L., Pauli, J., & Amarante, M. V. do. (2017). AS LÓGICAS DOS PRODUTORES INVISÍVEIS: SIGNIFICADOS CULTURAIS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR. Revista Eletrônica De Administração, 23(3), 92–115. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58137