INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL

Autores

  • José Roberto Ribas Universidade federal do Rio de Janeiro
  • Túlio Vagner dos Santos Vicente Instituto Estadual do Ambiente
  • Joyce Gonçalves Altaf Fundação Educacional Machado Sobrinho
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

responsabilidade social, gestão ambiental, marketing ambiental

Resumo

A sociedade, afetada pelas desigualdades, pela pobreza e pela fome, dentre outras mazelas, forma um quadro que não pode mais ser desconsiderado pelas organizações. As ações por proteção ambiental e justiça social podem se articular na medida em que esses contextos se completam e têm em comum um objetivo final. As empresas evitam investir em tratamento e em incineração de resíduos, uma vez que podem descartá-los em áreas desvalorizadas, abandonadas pelos investimentos públicos em infraestrutura urbana, e habitadas por populações pobres e menos organizadas. O artigo propõe uma estrutura de referência cujos elementos buscam identificar o compromisso empresarial com a questão socioambiental, aqui denominada Gestão Sustentável Integrada (GSI). Esta se compõe de três planos interdependentes: responsabilidade social corporativa, gestão ambiental e marketing ambiental, todas apoiadas na educação socioambiental. A identificação das ações representativas em cada face ocorreu com abordagem exploratória com consulta a dados secundários, extraídos principalmente das publicações do Instituto Ethos, e das normas brasileiras (NBR) ISO 14.001 e ISO 14.004. Consulta envolvendo 15 especialistas em meio ambiente originou a classificação ordinal das ações relevantes para cada face da GSI, tendo-se concluído que: 1) as ações de responsabilidade social estão vinculadas primordialmente à transparência na gestão; 2) na gestão ambiental, significa racionalizar produtos, processos e serviços da empresa; 3) o marketing ambiental deve se concentrar na seleção de fornecedores, concepção de projetos e de inovações que mitiguem o impacto ambiental.

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Biografia do Autor

José Roberto Ribas, Universidade federal do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1980) , mestrado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e London Business School (1985) e doutorado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (1996). Atualmente é Adjunto III da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza estudos de análise socioeconômica, gestão de projetos e análise de riscos na área de transmissão, distribuição e geração de energia nas fontes hidrelétrica, térmica e alternativas.

Túlio Vagner dos Santos Vicente, Instituto Estadual do Ambiente

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA, Pós-graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas FGV/RJ e especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro - CEFET/RJ. Graduado em Engenharia Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro CEFET/RJ. Exerceu diversos cargos executivos nas áreas de Gestão da Produção, Gestão Ambiental e Gestão de Pessoas. Exerce atividades acadêmicas como Professor Universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou em diversas Instituições Organizacionais, tais como: Instituto Estadual do Ambiente INEA, como Superintendente Regional; Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas - SERLA, como Gerente Regional; Comitê de Bacia Lagos São João, como Secretário Executivo; Companhia Fluminense de Trens Urbanos - Flumitrens (diversos cargos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU (diversos cargos). Atualmente desenvolve atividades profissionais técnicas no Instituto Estadual do Ambiente- INEA e acadêmicas na Universidade Veiga de Almeida UVA, Campus Cabo Frio/RJ, como Professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção.

Joyce Gonçalves Altaf, Fundação Educacional Machado Sobrinho

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Granbery (2007), pós graduação em História Econômica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), curso de extensão em Marketing e Liderança pelo Marietta College e é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá - MADE (2009). É editora da revista científica Machado Sobrinho. Atua como coordenadora do curso de Administração da Fundação Educacional Machado Sobrinho e professora dos cursos de Administração e Engenharia de Produção ministrando diversas disciplinas em nível de graduação, elaboração de projetos acadêmicos e publicação de trabalhos científicos na área de Administração e Engenharia de Produção. Exerce a função de professora no curso de Pós Graduação em Administração Pública da UAB/UFF. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing,comportamento do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamento.

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Possui doutorado (2002) e mestrado (1992) em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é professora titular do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá e membro do corpo editorial das revistas acadêmicas Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA) e Economia e Gestão (E&G). Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Foi analista de agronegócios no Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas durante 23 anos, tendo sido redatora e editora-assistente da revista Agroanalysis. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Marketing e em Estratégias Empresariais, atuando principalmente nos temas marketing de serviços, comportamento e fidelização do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamentos.

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

Ribas, J. R., Vicente, T. V. dos S., Altaf, J. G., & Troccoli, I. R. (2017). INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL. Revista Eletrônica De Administração, 23(2), 31–57. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58086