INVENTÁRIO DE BARREIRAS E FACILITADORES AO EMPREENDEDORISMO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO

Autores

  • Gustavo Henrique Silva de Souza Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Germano Gabriel Lima Esteves Universidade de Rio Verde (UniRV)
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Paulo da Cruz Freire dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Comportamento Empreendedor, Inventário, Barreiras, Facilitadores, Empreendedorismo

Resumo

A identificação do comportamento empreendedor vem encontrando dificuldades de mensuração, uma vez que os resultados e instrumentos, até então desenvolvidos, não têm apresentado um modelo comportamental de compatibilidade universal para o empreendedor e não têm seguido algumas recomendações encontradas na literatura para a pesquisa em empreendedorismo, considerando elementos circunstanciais e comportamentais. Nesse sentido, visando preencher essa lacuna, este artigo reporta um estudo sobre a construção e validação do Inventário de Barreiras e Facilitadores ao Empreendedorismo, composto por 8 subescalas independentes que mensuram as seguintes facetas: Intenção de Empreender; Risco; Acesso à Capital; Inovação; Oportunidade; Liderança e Gerenciamento; Rede de Relacionamento; Paixão. O estudo parte da premissa de que o indivíduo se depara com Barreiras e Facilitadores, de ordem comportamental e contextual (fatores sociais, econômicos e ambientais), que podem impelir ou inibir a ação de empreender. Por meio de técnicas de validação, chegou-se a um instrumento de baixo custo (lápis e papel) e de fácil aplicação (autorrelato), com parâmetros psicométricos adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestre em Psicologia (Psicologia Organizacional). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq). Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG/Campus Teófilo Otoni).

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Profes-sor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Coorde-nador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq). Avaliador do MEC/INEP.

Germano Gabriel Lima Esteves, Universidade de Rio Verde (UniRV)

Mestre e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Professor Adjunto I da Universidade de Rio Verde (UniRV).

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo. Diretor e Profes-sor da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da Universidade Federal de Uberlân-dia. Avaliador do MEC/INEP.

Paulo da Cruz Freire dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FE-AC) da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do Núcleo de Inovação Empreendedora.

Downloads

Publicado

2017-02-16

Como Citar

Souza, G. H. S. de, Coelho, J. A. P. de M., Esteves, G. G. L., Lima, N. C., & Santos, P. da C. F. dos. (2017). INVENTÁRIO DE BARREIRAS E FACILITADORES AO EMPREENDEDORISMO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 381–412. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/57744