Contribuições da Teoria Institucional para a Análise da Gestão de Escolas: Um Estudo de Caso de Escola Pública Brasileira bem Sucedida nos Índices de Desempenho da Educação Básica

Autores

  • Ângela França Versiani Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sérgio Fernando Loureiro Rezende Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Antônio Carlos Ramos Pereira Mestre pelo Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Servidor Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais - Brasil

Palavras-chave:

teoria institucional, processos institucionais, organizações educacionais, gestão escolar, gestão educacional, educação básica.

Resumo

O presente artigo discute como a teoria institucional auxilia no entendimento da gestão de escolas. Ao sustentar o argumento de que a gestão educacional é decorrente de processos de institucionalização, realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola de rede pública municipal que tem alcançado resultados positivos de desempenho escolar acima da média do Brasil em avaliações governamentais sobre qualidade da educação. Essa pesquisa teve por objetivo identificar se e como foi institucionalizado um padrão específico de gestão e os valores que o sustentava. Na análise dos dados, constatou-se a institucionalização de um modelo de gestão educacional desenvolvido ao longo do período de 1971 a 2010. Tal modelo denominado de proativo sustenta os valores que exaltam o aluno, a confiança nos relacionamentos e as práticas de participação no ambiente escolar. A principal contribuição do estudo foi o de identificar os aspectos simbólicos que guiam a lógica institucional das escolas públicas da educação básica

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Biografia do Autor

Ângela França Versiani, Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Sérgio Fernando Loureiro Rezende, Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Antônio Carlos Ramos Pereira, Mestre pelo Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Servidor Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais - Brasil

Mestre pelo Programa de Pós Graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Servidor Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais - Brasil

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Publicado

2016-06-07

Como Citar

Versiani, Ângela F., Rezende, S. F. L., & Pereira, A. C. R. (2016). Contribuições da Teoria Institucional para a Análise da Gestão de Escolas: Um Estudo de Caso de Escola Pública Brasileira bem Sucedida nos Índices de Desempenho da Educação Básica. Revista Eletrônica De Administração, 22(1), 193–224. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/57041

Edição

Seção

Estudos de Caso