O EFEITO PAÍS DE ORIGEM E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DE WHEY PROTEIN: UM ESTUDO EXPERIMENTAL

Autores

  • Gabriel de Melo Borges Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Fernanda Lazzari Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Luciene Eberle Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul - UCS

Palavras-chave:

Efeito país de origem, Qualidade percebida, Intenção de compra, Disposição de preço a pagar, Whey protein

Resumo

O efeito país de origem caracteriza-se por ser um atributo extrínseco, em que o mesmo pode agir de maneira positiva ou negativa no que tange as atitudes ou avaliações do consumidor a respeito de um produto ou serviço. Este estudo buscou avaliar a ocorrência do efeito país de origem no que diz respeito à qualidade percebida, intenção de compra e disposição de preço a pagar de whey protein de dois países, Estados Unidos e Brasil. No intuito da realização deste estudo, fez-se uso de uma pesquisa experimental, composta de dois estudos com design fatorial 3x1 e 3x2. Os resultados demonstram que o grupo do Brasil mostrou médias inferiores para qualidade percebida e intenção de compra, enquanto os Estados Unidos obteve valores superiores no construto disposição de preço a pagar. Além disso, a situação de preço alto não conseguiu amenizar o efeito negativo obtido pelo Brasil para qualidade percebida e intenção de compra do whey protein. Além do mais, o preço baixo foi capaz de evidenciar o lado positivo do produto americano. O preço baixo também foi capaz de suprimir o efeito país de origem para disposição de preço a pagar. 

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Biografia do Autor

Gabriel de Melo Borges, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Graduado em Comércio Internacional

Fernanda Lazzari, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em Administração com ênfase em Marketing pela UFRGS. Mestre em Administração pela UCS. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela UCS. Professora Titular do curso de Comércio Internacional - UCS.

Luciene Eberle, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutoranda em Administração Associação PUCRS/UCS, Mestre em Administração (UCS - Universidade de Caxias do Sul), Especialista em Administração Estratégica em Serviços (UCS- Universidade de Caxias do Sul) e Bacharel em Administração de Empresas (UCS - Universidade de Caxias do Sul).  Professora do curso de Administração - UCS.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Graduação em Administração de Empresas – Universidade de Caxias do Sul - UCS          

Mestre em Engenharia de Produção na Área de Qualidade e Gerência de Serviços – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

Borges, G. de M., Lazzari, F., Eberle, L., & Milan, G. S. (2017). O EFEITO PAÍS DE ORIGEM E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DE WHEY PROTEIN: UM ESTUDO EXPERIMENTAL. Revista Eletrônica De Administração, 23(2), 1–30. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/56932