ANÁLISE DA QUALIDADE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE MARKETING PUBLICADOS NO BRASIL: AS PESQUISAS SURVEY NA DÉCADA DE 2000

Autores

  • Marta Olivia Rovedder de Oliveira Universidade Federal do Pampa – RS/Brasil
  • Fernando Bins Luce UFRGS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUC - RS
  • Marcelo Gattermann Perin PUC - RS
  • Fernando de Oliveira Santini SENAC RS
  • Mirela Jeffman dos Santos UNISC

Palavras-chave:

Pesquisas Survey, Qualidade das Pesquisas, Qualidade dos Artigos, Produção científica de Marketing, Brasil

Resumo

A academia brasileira tem fomentado a discussão sobre a qualidade da produção científica em Administração. Este artigo une-se a essa discussão ao apresentar um levantamento das pesquisas survey publicadas na área de Marketing, entre os anos 2000 a 2010, nos principais periódicos de Administração do Brasil, assim como nos anais dos mais importantes encontros de pós-graduação que possuem a divisão de Marketing. Os resultados deste inventário foram comparados com o levantamento das pesquisas survey de Marketing realizado na década de 90 por Froemming et al. (2000b). A realização desse levantamento de artigos da área de Marketing permite uma visão longitudinal da produção de pesquisas survey e, também, proporciona uma análise comparativa dessa produção ao longo dos anos, fornecendo fundamentação para avalição da qualidade dessas publicações. Concluiu-se que ocorreram alguns progressos relativos aos critérios de qualidade dos elementos metodológicos básicos da produção científica de Marketing ao longo dos anos 2000, quando comparados com os artigos publicados na década de 90, tais como o maior percentual de pesquisas com teoria de base aprofundada, com a descrição da operacionalização de suas variáveis, com testes de confiabilidade, com a apresentação dos limites do estudo e sugestões para futuras pesquisas. Entretanto, os resultados desta pesquisa apontam que existem questões preocupantes relativas à qualidade dos estudos publicados ao longo desses 21 anos na área de Marketing no Brasil, demonstrando que ainda existem lacunas ao atendimento efetivo dos critérios de qualidade nas pesquisas survey

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Rovedder de Oliveira, M. O., Luce, F. B., Sampaio, C. H., Perin, M. G., Santini, F. de O., & dos Santos, M. J. (2017). ANÁLISE DA QUALIDADE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE MARKETING PUBLICADOS NO BRASIL: AS PESQUISAS SURVEY NA DÉCADA DE 2000. Revista Eletrônica De Administração, 23(1), 54–88. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/55683