ADOÇÃO DE M-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES

Autores

  • Fernanda Pina Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro
  • Renata Kurtz Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro
  • Angilberto Freitas Unigranrio - Universidade Grande Rio
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro
  • Cristiane Junqueira Giovaninni Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

Palavras-chave:

m-learning, Teoria da difusão de inovações, professores

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar as percepções de professores universitários acerca do m-learning, identificando o que pode favorecer e o que pode inibir a sua adoção. Por meio da análise de conteúdo e com base na teoria de difusão de inovações de Rogers, foi entrevistado um grupo com doze docentes, buscando-se identificar fatores críticos que podem facilitar (ou não) a adoção. Os resultados apontam que apesar dos professores em geral conhecerem a definição de m-learning, parece que ele ainda não é percebido como uma inovação bem conhecida por eles, o que pode dificultar sua adoção no cotidiano de suas atividades docentes.

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Biografia do Autor

Fernanda Pina, Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

Mestre pela PUC-Rio e Doutoranda pela PUC-Rio

Renata Kurtz, Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

Mestre pela PUC-Rio e Doutoranda pela PUC-Rio

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

Doutor em Administração pelo COPPEAD. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.

Angilberto Freitas, Unigranrio - Universidade Grande Rio

Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.

Cristiane Junqueira Giovaninni, Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

Mestre pela PUC-Rio e Doutoranda pela PUC-Rio

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

Pina, F., Kurtz, R., Ferreira, J. B., Freitas, A., Silva, J. F. da, & Giovaninni, C. J. (2016). ADOÇÃO DE M-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES. Revista Eletrônica De Administração, 22(2), 279–306. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54352

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