ESTRUTURA, CONDUTA E GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: UM ESTUDO MULTICASO NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Raquel Breitenbach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Sertão, RS
  • Renato Santos de Souza Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria, RS

Palavras-chave:

Estruturas de Mercado de Fatores, Conduta dos Agentes, Governança.

Resumo

As mudanças em nível institucional e governamental que ocorreram na indústria de laticínios a partir de 1990 geraram transformações na esfera privada, com aumento no número de empresas processadoras e níveis de concorrência entre elas para a aquisição do leite produzido nas propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Porém, essa concorrência não é uniforme em todas as regiões do RS, sendo que em algumas predominam monopsônios e, em outras, oligopsônios concorrenciais. A presente pesquisa visou identificar e analisar, em diferentes regiões do RS, quais são e como têm evoluído as estruturas de mercado da matéria-prima leite, e quais as implicações sobre o comportamento dos agentes econômicos (produtores e indústrias) e sobre a coordenação da cadeia produtiva leiteira. Foram utilizados dois métodos de pesquisa: um levantamento das estruturas de mercado existentes nas diferentes bacias leiteiras do RS, com base no número de agroindústrias processadoras e a análise em profundidade de casos reveladores, que representassem contrastes uns com os outros. Como resultados, se pode identificar duas diferentes estruturas de mercado de fatores na cadeia produtiva do leite no RS, o oligopsônio concorrencial e o monopsônio. Se constatou relação direta entre estruturas de mercado, conduta dos agentes e estruturas de governança. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Breitenbach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Sertão, RS

Professora Dra do IFRS Sertão, área de Gestão Rural e Agronegócio. Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Mestre e Doutora em Extensão Rural.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Breitenbach, R., & Santos de Souza, R. (2015). ESTRUTURA, CONDUTA E GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: UM ESTUDO MULTICASO NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Eletrônica De Administração, 21(3), 750–781. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/53598

Edição

Seção

Estudos de Caso