ESTILOS DE LIDERANÇA E DESEMPENHO DE EQUIPES NO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Maria Aparecida Muniz Jorge Dias Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte, MG
  • Renata Simões Guimarães e Borges Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte, MG

Palavras-chave:

Liderança, Estilos de Liderança, Desempenho de Equipes, Gestão de Pessoal, Administração Pública.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como os estilos de liderança dos gestores públicos influenciam o desempenho das equipes. Com base em pesquisas anteriores, a hipótese colocada neste estudo é que o estilo de liderança transformacional levaria aos melhores resultados de desempenho. Com isso, foi realizado um survey no poder executivo do estado de Minas Gerais, cuja amostra obtida foi de 315 servidores representando 82 equipes. Questionários padronizados e baseados em instrumentos amplamente testados foram aplicados. Os resultados desta pesquisa não confirmam a literatura sobre liderança, pois os servidores apontam que o desempenho das equipes é influenciado positivamente pelo estilo de liderança transacional e não transformacional. Ou seja, os líderes que utilizam mecanismos de negociação que atrelam o desempenho a recompensa são os que obtêm melhores resultados. Esta pesquisa revela que na administração pública o estilo de liderança transacional está associado ao melhor desempenho das equipes, cujas características possuem uma interface com o novo modelo da política de gestão de pessoas, que tem como um de seus pilares a meritocracia. No entanto, é preciso repensar o papel da liderança no setor público uma vez que a liderança transacional excessiva leva a um baixo envolvimento do funcionário. Este aspecto é evidenciado na medida de desempenho que revela que o comprometimento profissional das equipes é o mais baixo índice de desempenho. 

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Publicado

2015-03-19

Como Citar

Muniz Jorge Dias, M. A., & Simões Guimarães e Borges, R. (2015). ESTILOS DE LIDERANÇA E DESEMPENHO DE EQUIPES NO SETOR PÚBLICO. Revista Eletrônica De Administração, 21(1), 200–221. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/53468