IMPACTO DO PLANEJAMENTO DE COMPRAS NO DESEMPENHO FINANCEIRO DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL

Autores

  • Luis Cesar Mondini Universidade Regional de Blumenau FURB – Blumenau, SC
  • Denise Del Prá Netto Machado Universidade Regional de Blumenau FURB – Blumenau, SC
  • Marcia Regina Santiago Scarpin Fundação Getúlio Vargas – São Paulo, SP
  • Vanessa Edy Dagnoni Mondini Universidade Regional de Blumenau – Blumenau, SC

Palavras-chave:

planejamento de compra, sistema de avaliação de fornecedores, relacionamento comprador-fornecedor

Resumo

O planejamento estratégico de compras pode ser definido como um processo de avaliação, implementação e controle de importantes decisões de abastecimento usadas para cumprir os planos e metas de longo prazo de uma empresa. Desta maneira, o envolvimento dos profissionais de compras em questões estratégicas é fundamental, pois lhes permite demonstrar que o gerenciamento dos fornecedores tem um impacto direto sobre o desempenho financeiro da empresa. Sob esta perspectiva, o objetivo geral deste estudo é verificar o impacto da estratégia do planejamento de compras no desempenho financeiro da indústria de transformação brasileira. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, transversal. A amostra foi composta por 312 respondentes que atuam em empresas da indústria de transformação, de diversos ramos de atuação, tanto nacionais como multinacionais. Os dados foram analisados por meio de modelagem de equação estrutural. Como principais resultados observaram-se os impactos: do Planejamento de Compras sobre o Sistema de Avaliação de Fornecedores e sobre o Relacionamento Comprador-Fornecedor; do Sistema de Avaliação de Fornecedores sobre o Relacionamento Comprador-Fornecedor; e, Relacionamento Comprador-Fornecedor sobre o Desempenho Financeiro percebido. Não foi encontrado significância entre o planejamento de compras e o desempenho financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Como Citar

Mondini, L. C., Del Prá Netto Machado, D., Santiago Scarpin, M. R., & Dagnoni Mondini, V. E. (2015). IMPACTO DO PLANEJAMENTO DE COMPRAS NO DESEMPENHO FINANCEIRO DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 21(1), 113–140. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/50270