O EFEITO PAÍS DE ORIGEM E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO A VINHOS

Autores

  • Susiane Marques da Silva Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS
  • Fernanda Lazzari Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS
  • Luciene Eberle Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS

Palavras-chave:

Efeito País de Origem, Comportamento do Consumidor, Avaliação de Produto, Qualidade Percebida, Intenção de Compra, Preço

Resumo

A presente pesquisa analisou o efeito do país de origem sobre a qualidade percebida, a intenção de compra e a disposição de preço a pagar dos consumidores de Caxias do Sul (RS) em relação a vinhos. Para tanto, foi implementada uma pesquisa de caráter experimental na qual foram distribuídas amostras de um mesmo vinho para três grupos diferentes que o avaliaram através de degustação e, posteriormente, responderam a um questionário. A única diferença entre os três grupos diz respeito às informações sobre o país de origem do vinho recebido para a degustação. Os resultados mostraram que o grupo que recebeu o vinho pensando este ser produzido no Chile (grupo 1) apresentou médias mais altas em relação à qualidade percebida do produto, à intenção de compra e à disposição de preço a pagar, quando comparado ao grupo de controle (sem informações sobre o país de origem do produto) (grupo 3) e ao grupo que recebeu o vinho com informação de que se tratava de um vinho chinês (grupo 2).

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Marques da Silva, S., Lazzari, F., Sperandio Milan, G., & Eberle, L. (2015). O EFEITO PAÍS DE ORIGEM E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO A VINHOS. Revista Eletrônica De Administração, 21(1), 89–112. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/44247

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