ENDOMARKETING - UMA FERRAMENTA A SER EXPLORADA PARA OBTER VANTAGENS COMPETITIVAS

Autores

  • Maria Cristina Bohnenberger Centro Universitário Feevale – Novo Hamburgo, RS
  • Ivan Antônio Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Programa de marketing interno, endomarketing, organização, comunicação interna

Resumo

O trabalho apresenta uma breve revisão da literatura sobre o tema, descrevendo o conceito de marketing interno (endomarketing), sua importância para as organizações, bem como tece considerações a respeito das divergências sobre quem deve ficar à frente da coordenação das suas atividades. Na seqüência, enumera, de acordo com os autores consultados, os principais instrumentos utilizados pelas organizações que adotam o marketing interno. Por fim, apresenta os resultados de uma pesquisa tipo estudo de caso em que as abordagens qualitativa e quantitativa foram combinadas com o propósito de: 1) identificar os instrumentos utilizados pela organização objeto de análise; 2) identificar, na perspectiva dos níveis estratégico e tático, a eficácia do Programa de Marketing Interno; e, 3) mensurar o grau de sensibilização (resposta) dos funcionários frente a cada um dos instrumentos de marketing interno utilizados pela organização.

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Publicado

2013-12-11

Como Citar

Bohnenberger, M. C., & Pinheiro, I. A. (2013). ENDOMARKETING - UMA FERRAMENTA A SER EXPLORADA PARA OBTER VANTAGENS COMPETITIVAS. Revista Eletrônica De Administração, 8(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/44153