APLICAÇÃO DA “SOFT SYSTEMS METHODOLOGY” NA AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: PERSPECTIVA DO CORPO DISCENTE

Autores

  • Guilherme Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande, RS
  • Jorge Henrique Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

SSM, Soft Systems Methodology, Avaliação, Mestrado, UFRGS

Resumo

No Brasil, a educação é um setor que vem sendo bastante criticado quanto à prestação de serviços com qualidade. Nas universidades, vários são os problemas que afetam a formação acadêmica. O objetivo deste trabalho é descrever o método “Soft Systems Methodology” (SSM) e aplicá-lo na identificação e elaboração de propostas para resolução de problemas em um programa de pós-graduação. O estudo avaliou o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS), sob a perspectiva do corpo discente da área de concentração “Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão”. O método aplicado visa identificar e estruturar situações problemáticas com dificuldades de definição, de uma forma encadeada, relacionando o mundo real com o pensamento sistêmico. A SSM mostrou-se um processo interativo de aprendizagem, caracterizada por constantes debates e participação de todos os envolvidos. Sua execução permitiu propor ações para solucionar os problemas identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Lerch Lunardi, G., & Henrique, J. (2013). APLICAÇÃO DA “SOFT SYSTEMS METHODOLOGY” NA AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: PERSPECTIVA DO CORPO DISCENTE. Revista Eletrônica De Administração, 8(4). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/44131