GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO NA SELEÇÃO DE PESSOAL: CONSTRUINDO ESTILOS DE VIDA CONTEMPORÂNEOS
Palavras-chave:
Gerenciamento de impressão, entrevista de seleção, recursos humanos, subjetividadeResumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa que trata das relações entre o gerenciamento de impressão e os comportamentos de candidatos a cargos de gerência intermediária e de selecionadores, em entrevista de seleção. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada em duas consultorias de Recursos Humanos, tendo como sujeitos trinta candidatos a cargos de gerência intermediária e quatro selecionadoras. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais, observações diretas e fontes documentais. A análise dos dados se deu à luz do referencial teórico de autores como Leary, Jones & Pittman, e Ralston e Kirkwood, e Guattari e Rolnik. Os resultados da pesquisa indicam uma homogeneização das orientações oferecidas aos candidatos, bem como do comportamento destes durante a entrevista de seleção. Tal homogeneização resulta de modos de subjetivação ou modos de produção de estilos de vida que, diante do medo da exclusão fomentada pelos altos índices de desemprego, constroem sujeitos camaleônicos, que se apresentam ao sabor das exigências do mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.