OS USOS DO FACEBOOK NAS MANIFESTAÇÕES DOS SIMBOLISMOS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Camila Uliana Donna Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória, ES
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória, ES

Palavras-chave:

Simbolismo Organizacional, Interpretativismo, Interacionismo Simbólico, Redes Sociais Digitais, Facebook, Netnografia.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a relação entre os usos do Facebook pelos membros do jornal on-line XYZ e as manifestações dos simbolismos organizacionais. Para contextualizar o caminho adotado para tratar do objetivo foram articuladas contribuições teóricas sobre interacionismo simbólico, interpretativismo e simbolismo organizacional. Tais contribuições baseiam a discussão de que a interação social, a comunicação e os usos do Facebook estão relacionados entre si no cotidiano organizacional. A partir dessa relação no cotidiano, diferentes grupos sociais elaboram construções simbólicas com o potencial de marcar o contexto organizacional. Parte-se do entendimento de que isso ocorre na medida em que os simbolismos construídos interferem nas articulações entre os próprios grupos sociais nas organizações. O método qualitativo norteou a abordagem empírica neste estudo. A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa bibliográfica e documental, netnografia e entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática. Após a análise, observou-se que o Facebook é um canal de trocas simbólicas entre os sujeitos na organização, porém, nessa mídia, essas trocas são veladas. Evidenciou-se um entendimento compartilhado de que no Facebook há muita exposição e por isso as pessoas têm medo de postar informações pessoais ou sobre o trabalho, pois acreditam estar sendo vigiadas. Nesse contexto, outras redes sociais digitais também foram identificadas como veículo de troca de conteúdos simbólicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

Donna, C. U., & Rodrigues Leite da Silva, A. (2014). OS USOS DO FACEBOOK NAS MANIFESTAÇÕES DOS SIMBOLISMOS ORGANIZACIONAIS. Revista Eletrônica De Administração, 20(3), 681–712. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42999

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)