MODELO DE AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMBIENTAL: OS PERFIS DE CONDUTA ESTRATÉGICA

Autores

  • Mônica Cavalcanti Sá De Abreu Universidade Federal do Ceará - Fortaleza/CE Brasil
  • Hugo Santana de Figueiredo Junior Planner Consultoria - Guarulhos, SP
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, SC

Palavras-chave:

Gestão ambiental, estratégia ambiental, indicadores ambientais,

Resumo

Atualmente, as empresas estão sujeitas às mudanças nos valores e ideologias da sociedade e às pressões do ambiente externo à organização, que acabam por influenciar sua performance competitiva no mercado. A concepção do modelo de Avaliação Estratégica Estrutura-Conduta-Performance Ambiental (ECP-Ambiental) tem como princípio básico que a performance ambiental de uma empresa é o reflexo de suas práticas competitivas ou padrões de conduta ambiental, que por sua vez, dependem da estrutura de mercado em que está inserida.

As empresas petroquímicas, têxteis e de bebidas foram analisadas e os resultados organizados em um matriz que relaciona as funções gerenciais com um conjunto de indicadores de conduta ambiental desenvolvidos para refletir a qualidade do gerenciamento ambiental ao longo do seu sistema de negócios, incluindo administração geral, recursos humanos, compras, pesquisa e desenvolvimento, produção e manutenção, marketing e distribuição.

Nessa matriz, a conduta ambiental é classificada como fraca, intermediária ou forte. As explanações e as discussões realizadas neste artigo apontam, portanto, no sentido de apresentar o modelo ECP-Ambiental como uma ferramenta para refletir sobre o posicionamento ambiental estratégico e atuar na tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

Cavalcanti Sá De Abreu, M., Santana de Figueiredo Junior, H., & Varvakis, G. (2013). MODELO DE AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMBIENTAL: OS PERFIS DE CONDUTA ESTRATÉGICA. Revista Eletrônica De Administração, 8(6). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42732