ANÁLISE DESCRITIVA E COMPARATIVA DAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DE DUAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA NO BRASIL

Autores

  • Luiz Carlos dos Santos Universidade do Estado da Bahia - Salvador, BA
  • Ernani Viana Saraiva Faculdade Novos Horizontes - Belo Horizonte, MG
  • Luiz Antônio de Carvalho Godinho Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte, MG
  • Jacqueline Mendes da Costa Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Belo Horizonte, MG

Palavras-chave:

Fontes de financiamento, estruturas de capitais, estratégia,

Resumo

A decisão sobre a estrutura de capitais a ser adotada pelas organizações para a consecução de suas estratégias reveste-se de máxima importância, pode sobrepujar outras decisões estratégicas e determinar vantagem competitiva entre empresas de um mesmo setor. Por isso mesmo é matéria controversa entre os teóricos, os quais admitem não haver ainda uma metodologia pronta, capaz de levar à confecção de modelos apropriados para os vários setores do comércio, indústria e serviços, ressaltadas as variações quanto aos portes das empresas e seus contextos de mercado (concorrência, legislação tributária, políticas monetárias dos governos, variedade e acesso aos mercados e agentes financeiros, por exemplo). Neste artigo, levanta-se as principais correntes teóricas acerca do assunto e, a partir de criteriosa escolha de duas empresas de um mesmo setor, busca-se descrever e comparar as fontes de financiamentos adotadas por cada uma, abrangendo cinco exercícios contábeis. Buscou-se identificar semelhanças e diferenças entre as estruturas de capitais das empresas, seus reflexos nas performances das mesmas e eventuais sinais de aderência às correntes teóricas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Carlos dos Santos, L., Viana Saraiva, E., Antônio de Carvalho Godinho, L., & Mendes da Costa, J. (2013). ANÁLISE DESCRITIVA E COMPARATIVA DAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DE DUAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA NO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 9(2). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42685