UMA ANÁLISE DO(S) SIGNIFICADO(S) DO TRABALHO DO VOLUNTARIADO EMPRESARIAL

Autores

  • Angela Scheffer Garay Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS
  • Cláudio Pinho Mazzilli Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Voluntariado empresarial, voluntariado, responsabilidade social,

Resumo

Os programas de voluntariado corporativo surgem como uma tendência no campo social, embora ainda sejam poucos os estudos que procurem compreender como eles funcionam e o seu significado junto aos que os realizam. Dessa forma, buscou-se identificar como o voluntário empresarial, envolvido num cenário organizacional com uma série de novas demandas, percebe esse tipo de trabalho que a organização o estimula a realizar. Seria solidariedade, afeto, responsabilidade para com os outros ou, no cenário das organizações, estaria assumindo outros significados? Este artigo procura discutir a questão, com base em estudo de caso realizado em duas grandes empresas gaúchas, nas quais foram entrevistados voluntários empresariais e dirigentes responsáveis por esses programas. Entre os significados encontrados, destaca-se  voluntariado como história de vida, como uma demanda organizacional, como desejo da empresa, como forma de ser reconhecido pela empresa (“faço parte”), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-16

Como Citar

Scheffer Garay, A., & Pinho Mazzilli, C. (2013). UMA ANÁLISE DO(S) SIGNIFICADO(S) DO TRABALHO DO VOLUNTARIADO EMPRESARIAL. Revista Eletrônica De Administração, 9(5). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42643