CULTURA NACIONAL E CULTURA ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DE MARKETING

Autores

  • Anya Sartori Piatnicki Révillion Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo, RS

Palavras-chave:

Marketing, Cultura Organizacional, Cultura Nacional,

Resumo

Atualmente, as empresas precisam estar preparadas para enfrentar um ambiente de negócios turbulento, onde as preferências dos clientes estão em constante evolução. O marketing pode ajudar nessa tarefa através da criação e disseminação de uma cultura organizacional que facilite a utilização adequada do conhecimento sobre o mercado, no sentido de planejar ações que garantam uma posição competitiva para a organização. Nesse sentido, este artigo pretende discutir teoricamente a adoção da filosofia de marketing a partir do ponto de vista da cultura organizacional e sob a influência da cultura nacional, abordando os principais autores que estudaram estes constructos e suas inter-relações. Dessa forma, procurou-se contextualizar algumas pesquisas que procuraram aproximar a área de marketing do conceito de cultura organizacional, assim como estudos em que um dos objetivos era comprovar a influência da cultura nacional sobre a cultura organizacional, assim como a relação desta com a interpretação do conceito de marketing.

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Publicado

2013-09-10

Como Citar

Sartori Piatnicki Révillion, A. (2013). CULTURA NACIONAL E CULTURA ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DE MARKETING. Revista Eletrônica De Administração, 10(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42546