CICLO DE VIDA, COMPETIÇÃO E ESTRATÉGIAS EM PEQUENAS E MICROEMPRESAS

Autores

  • Daniela Meirelles Andrade Universidade Federal de Lavras - Lavras, MG
  • Juvêncio Braga de Lima Universidade Federal de Lavras - Lavras, MG
  • Virgínia Lemos Pierini Universidade Federal de Lavras - Lavras, MG
  • Tatiane Silva Tavares Universidade Federal de Lavras - Lavras, MG

Palavras-chave:

Ciclo de vida, PMEs, estratégia,

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a visão de dirigentes de empresas em diferentes estágios de ciclo de vida em relação ao nível de competição nos setores em que se inserem, procurando associá-la às estratégias por eles formuladas. Procedeu-se a uma discussão sobre aspectos teóricos das estratégias em PMEs e sobre o modelo teórico proposto por Dodge, Fulerton e Robbins (1994), que enfoca as relações entre estágios de ciclo de vida e competição em pequenas e microempresas O estudo é de caráter qualitativo, tendo sido entrevistados 16 microempresários e feita análise de discurso. Constatou-se que dirigentes de empresas que se encontram em um mesmo estágio de ciclo de vida apresentam percepções diferenciadas sobre o grau de competição. Tais dirigentes também realizam práticas estratégicas não necessariamente associadas à sua visão sobre a competição nem ao estágio de ciclo de vida de suas empresas. Essas constatações permitiram refletir sobre a possível pluralidade de fatores que conduzem a práticas de estratégias em PMEs, convergindo para o questionamento da simples aplicação de modelos de interpretação produzidos a partir de análise de casos de grandes e médias empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Meirelles Andrade, D., Braga de Lima, J., Lemos Pierini, V., & Silva Tavares, T. (2013). CICLO DE VIDA, COMPETIÇÃO E ESTRATÉGIAS EM PEQUENAS E MICROEMPRESAS. Revista Eletrônica De Administração, 10(3). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42501