RESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS PRIVADAS E SUA RELAÇÃO COM O TERCEIRO SETOR
Palavras-chave:
Terceiro setor, responsabilidade social, Marketing social, sustentabilidade,Resumo
Este artigo trata da responsabilidade social em empresas de pequeno e médio porte e sua relação com o desenvolvimento do terceiro setor. O artigo apresenta uma análise do macro ambiente nacional em relação à responsabilidade social, que serviu de subsídio para um estudo do micro ambiente regional focado na cidade de Americana, Estado de São Paulo - Brasil. O estudo procurou observar a origem e diversidade de ações sociais existentes tanto no macro quanto no micro ambiente, verificando o grau de responsabilidade social das empresas privadas e uma eventual relação entre as ações sociais dessas empresas e seu aproveitamento em estratégias de marketing. O universo da pesquisa foram 105 empresas dos quais foram retiradas uma amostra de 53 empresas. A composição amostral utilizou método de aplicação quantitativo. Método de pesquisa: descritivo com abordagem telefônica. Tabulação simples e cruzada. Este estudo é concluído com uma comparação das ações das empresas e do setor social do macro ambiente nacional e do micro ambiente regional, identificando seus aspectos semelhantes e suas divergências, culturais, sociais e econômicas. O estudo demonstrou que as empresas não possuem a visão de “investimento no social”, mas sim de “gastos com o social”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.