RESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS PRIVADAS E SUA RELAÇÃO COM O TERCEIRO SETOR

Autores

  • Alípio Ramos Veiga-Neto Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE
  • Kelly Regina Panhossi Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Campinas, SP
  • Ana Flávia Moreira Godoy Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Campinas, SP

Palavras-chave:

Terceiro setor, responsabilidade social, Marketing social, sustentabilidade,

Resumo

Este artigo trata da responsabilidade social em empresas de pequeno e médio porte e sua relação com o desenvolvimento do terceiro setor. O artigo apresenta uma análise do macro ambiente nacional em relação à responsabilidade social, que serviu de subsídio para um estudo do micro ambiente regional focado na cidade de Americana, Estado de São Paulo - Brasil. O estudo procurou observar a origem e diversidade de ações sociais existentes tanto no macro quanto no micro ambiente, verificando o grau de responsabilidade social das empresas privadas e uma eventual relação entre as ações sociais dessas empresas e seu aproveitamento em estratégias de marketing. O universo da pesquisa foram 105 empresas dos quais foram retiradas uma amostra de 53 empresas. A composição amostral utilizou método de aplicação quantitativo. Método de pesquisa: descritivo com abordagem telefônica. Tabulação simples e cruzada. Este estudo é concluído com uma comparação das ações das empresas e do setor social do macro ambiente nacional e do micro ambiente regional, identificando seus aspectos semelhantes e suas divergências, culturais, sociais e econômicas. O estudo demonstrou que as empresas não possuem a visão de “investimento no social”, mas sim de “gastos com o social”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Como Citar

Ramos Veiga-Neto, A., Regina Panhossi, K., & Flávia Moreira Godoy, A. (2013). RESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS PRIVADAS E SUA RELAÇÃO COM O TERCEIRO SETOR. Revista Eletrônica De Administração, 10(3). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42409