IMPLICAÇÕES DAS MARCAS PRÓPRIAS PARA FABRICANTES E VAREJISTAS – UMA PERSPECTIVA EUROPÉIA E UMA BRASILEIRA

Autores

  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, SP
  • Fernando Scandiuzzi Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto, SP

Palavras-chave:

marca própria, varejo, marca comercial

Resumo

Atualmente, existe muita especulação no setor varejista quanto ao futuro das marcas próprias – seu alto índice de crescimento deverá continuar nos próximos anos? Este trabalho apresenta um claro e detalhado panorama das marcas próprias: definição, situações (em particular na Europa e no Brasil), estratégias de varejistas e fabricantes e tendências ligadas a este discutido tópico. O artigo inicia explicando a motivação de se trabalhar com marcas próprias, tanto do ponto de vista dos varejistas como dos fabricantes. Discutem-se também as dificuldades enfrentadas ao se lidar com marcas próprias. A seguir, é apontada a situação atual na Europa e no Brasil, e um conjunto de entrevistas ajuda a esclarecer o funcionamento de uma marca própria real. O trabalho é concluído com ilustrações da tendência e uma previsão otimista do futuro das marcas próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Como Citar

de Moura Engracia Giraldi, J., & Scandiuzzi, F. (2013). IMPLICAÇÕES DAS MARCAS PRÓPRIAS PARA FABRICANTES E VAREJISTAS – UMA PERSPECTIVA EUROPÉIA E UMA BRASILEIRA. Revista Eletrônica De Administração, 10(3). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42402