O SUCESSO INTERNACIONAL DA MARCOPOLO: UMA VISÃO COM BASE EM RECURSOS

Autores

  • Astor Eugênio Hexsel Universidade Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo, RS

Palavras-chave:

Estratégia, mercados internacionais, visão com base em recursos, empresas de países emergentes

Resumo

Aumentar as exportações de produtos de maior valor agregado representa uma dificuldade para as empresas brasileiras. Diversos fatores externos e internos têm sido indicados como limitantes à expansão dos negócios no mercado internacional. Este artigo tenta entender, a partir de conceitos associados à teoria com base em recursos, os fatores determinantes do sucesso da Marcopolo no mercado mundial. Os resultados da investigação mostram que o processo de acumulação de recursos e capacidades tem como ponto de partida os investimentos significativos em novos projetos. Constata-se que os recursos específicos para operar no exterior se formam em seqüência aos acumulados para o mercado interno. De forma específica, destacam-se como fontes de sucesso a capacidade de montar ônibus em diversos países a partir de produção centralizada de partes e componentes, o conhecimento sobre o mercado internacional e a capacidade de resposta rápida a demanda com base em estoques baixos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astor Eugênio Hexsel, Universidade Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo, RS

Downloads

Publicado

2013-08-09

Como Citar

Hexsel, A. E. (2013). O SUCESSO INTERNACIONAL DA MARCOPOLO: UMA VISÃO COM BASE EM RECURSOS. Revista Eletrônica De Administração, 10(4). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41771