ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS. ESTUDO DE CASO: EMPRESA LÍDER EM PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

Autores

  • Geraldo Luciano Toledo Universidade de São Paulo - São Paulo, SP
  • Eliana Marroquin Quelopana Universidade de São Paulo - São Paulo, SP
  • Álvaro Castroman Pollero Universidade de São Paulo - São Paulo, SP

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, estratégia competitiva, estrutura organizacional, inovação, internacionalização

Resumo

Em uma economia global, onde a tecnologia e os recursos humanos definem os níveis de desenvolvimento econômico, o conhecimento tornou-se o recurso mais importante da competitividade. Ambientes altamente competitivos exigem empresas mais inteligentes, integradas e flexíveis, a fim de fazer frente às contínuas transformações do mundo. A reação das empresas latino-americanas a este desafio deve basear-se no design de estratégias de internacionalização que enfatizem uma estrutura organizacional construída sobre conhecimento e inovação.

O principal objetivo deste trabalho é investigar como a Odebrecht, uma empresa latino-americana, líder em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), implementa uma estratégia de internacionalização bem-sucedida com base na gestão do conhecimento.

Este trabalho foi desenvolvido com o uso da metodologia de Estudo de Caso (YIN, 2001). A análise da estratégia foi realizada com o Modelo Delta (HAX & WILDE 2001). Os resultados indicam que a Odebrecht constrói sua estratégia, denominada sistema lock-in, com foco em uma estrutura organizacional para inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Luciano Toledo, Universidade de São Paulo - São Paulo, SP

Eliana Marroquin Quelopana, Universidade de São Paulo - São Paulo, SP

Álvaro Castroman Pollero, Universidade de São Paulo - São Paulo, SP

Downloads

Publicado

2013-07-29

Como Citar

Toledo, G. L., Marroquin Quelopana, E., & Castroman Pollero, Álvaro. (2013). ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS. ESTUDO DE CASO: EMPRESA LÍDER EM PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. Revista Eletrônica De Administração, 10(6). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41440