SEGMENTAÇÃO A PARTIR DAS BASES ESPECÍFICAS NÃO OBSERVÁVEIS DO PRODUTO E O EMPREGO CONJUNTO DE TÉCNICAS MULTIVARIADAS: O ESTUDO DE CASO DO VEÍCULO MULTIUSO

Autores

  • Solon Bevilacqua Universidade Federal de Goiás – Goiânia, GO

Palavras-chave:

Segmentação de Mercado, Atributos, Análise Multivariada, Pesquisa, Parth Worth´s

Resumo

Este estudo exploratório e descritivo pesquisou uma base de dados primários, potenciais consumidores de um veículo multiuso, com posterior emprego de Análise Conjunta (CA) e Análise de Conglomerado (AC), conforme proposta de Green e Krieger (1991). A abrangência da pesquisa teve caráter nacional, em que se investigou o emprego das utilidades parciais para conforto, capacidade de carga e preço como recursos de entrada para uma base de segmentação, constatando-se um alinhamento entre os métodos e coerência entre os resultados obtidos. Os ganhos observados nesse estudo estão relacionados a três aspectos: [1] execução da pesquisa: partindo de um questionário complexo e aplicado para a diversificada população alvo brasileira, obteve-se êxito na pesquisa nessas condições singulares; [2] Manipulação das variáveis: contando com variáveis não observáveis – de difícil manipulação em contraste com as empregadas no estudo original – obtendo êxito sem perdas observadas; [3] Validação: empregando o método proposto, ambas as técnicas (CA e AC) apresentaram resultados semelhantes, o que confere precisão ao método sugerido. A geração de resultados similares, a partir do emprego conjunto de ambas as técnicas, sugere alinhamento metodológico e validação da teoria. Considera-se ao final do estudo que empregar metodologia de identificação de atributos voltada para a segmentação de mercado pode atenuar a questão de reposicionamento do conceito. Como limitação do estudo destaca-se a questão da falta de estudos correlatos, em outras áreas que efetivamente coloquem em prática a robustez da técnica. Sugestiona-se para trabalhos futuros, um estudo de maior amplitude em situação comprobatória. Como principal contribuição do estudo, constatou-se a facilidade de replicar os estudos dos autores.

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Biografia do Autor

Solon Bevilacqua, Universidade Federal de Goiás – Goiânia, GO

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Bevilacqua, S. (2013). SEGMENTAÇÃO A PARTIR DAS BASES ESPECÍFICAS NÃO OBSERVÁVEIS DO PRODUTO E O EMPREGO CONJUNTO DE TÉCNICAS MULTIVARIADAS: O ESTUDO DE CASO DO VEÍCULO MULTIUSO. Revista Eletrônica De Administração, 19(2), 433–452. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41236

Edição

Seção

Estudos de Caso