ASPECTOS DE INOVAÇÃO E DE REDES QUE AFETAM A IMAGEM DA MARCA: O CASO HARLEY-DAVIDSON E BUELL

Autores

  • Celso Augusto Rimoli Universidade Paulista - UNIP - São Paulo/SP Brasil
  • Léo Eduardo Pastori Noronha Universidade Paulista – São Paulo, SP
  • Francisco Antonio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, SP

Palavras-chave:

imagem da marca, identidade da marca, inovação, redes de negócio

Resumo

Entre as diversas tendências que impactam atualmente o mundo dos negócios duas se destacam: a alta taxa de inovação e o fato de a sociedade se organizar cada vez mais em redes. Em complementação, alguns autores ressaltam que, em uma sociedade como essa os aspectos relacionados à marca tendem a ser mais relevantes para a diferenciação competitiva da oferta das empresas do que aqueles ligados à qualidade do produto. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar como aspectos de inovação e de redes afetam a imagem de duas marcas globais de uma mesma empresa no Brasil. Trata-se de uma das primeiras investigações empíricas das contribuições de um ensaio teórico e por isso o trabalho envolveu a realização de uma pesquisa exploratório-descritiva que empregou a estratégia de pesquisa estudo de casos. Foram analisadas as marcas Harley-Davidson e Buell, de motocicletas fabricadas pela empresa Harley-Davidson Motor Company em função de elas atenderem aos requisitos implícitos no objetivo. As análises realizadas permitiram verificar uma grande convergência e aderência de resultados entre a parte conceitual, as informações secundárias e as informações primárias coletadas, reforçando as conclusões e permitindo a formulação de sugestões para pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Celso Augusto Rimoli, Universidade Paulista - UNIP - São Paulo/SP Brasil

Léo Eduardo Pastori Noronha, Universidade Paulista – São Paulo, SP

Francisco Antonio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, SP

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Rimoli, C. A., Pastori Noronha, L. E., & Serralvo, F. A. (2013). ASPECTOS DE INOVAÇÃO E DE REDES QUE AFETAM A IMAGEM DA MARCA: O CASO HARLEY-DAVIDSON E BUELL. Revista Eletrônica De Administração, 19(2), 401–432. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41235

Edição

Seção

Estudos de Caso