DA GERÊNCIA PARA A DOCÊNCIA: METÁFORAS DO DISCURSO DE TRANSIÇÃO

Autores

  • Luiz Cláudio Vieira de Oliveira Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – Belo Horizonte, MG
  • Zélia Miranda Kilimnik Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – Belo Horizonte, MG
  • Rafael Parreira de Oliveira Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – Belo Horizonte, MG

Palavras-chave:

Gerência, Docência, Transição de carreira, Metáforas, Análise do Discurso

Resumo

As mudanças do mundo contemporâneo e das relações de produção, provocadas pela globalização, a evolução da tecnologia e a competição entre organizações para conquista e manutenção de mercados exigiram novos padrões de desempenho e de competência de seus profissionais. A pressão por resultados levou esses profissionais à revisão da própria carreira dentro das organizações e à transição, total ou parcial, para as instituições de ensino superior, favorecedoras de maior liberdade e criatividade. A metodologia empregada foi a Análise do Discurso Francesa, a partir das transcrições de entrevistas realizadas com 22 gerentes que efetuaram a transição para a carreira docente. Investigou-se a relação entre o discurso desses profissionais e o ambiente de mudanças, pressões e exigências de competências que os atingiu. Investigou-se, também, a imagem de si que esses profissionais constroem ao realizarem o processo de transição. Com isso, os resultados apontaram: para a elaboração de uma imagem positiva e idealista de si mesmos e da atividade docente; para uma visão negativa das instituições de ensino (mundo da carochinha) em oposição à imagem positiva e séria do mundo organizacional (mundo real); para a constatação de que o alto nível de pressão por resultados e por competência levou os profissionais, competentes mas tolhidos pelo excesso de exigências, à transição de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – Belo Horizonte, MG

Zélia Miranda Kilimnik, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – Belo Horizonte, MG

Rafael Parreira de Oliveira, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – Belo Horizonte, MG

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Vieira de Oliveira, L. C., Miranda Kilimnik, Z., & Parreira de Oliveira, R. (2013). DA GERÊNCIA PARA A DOCÊNCIA: METÁFORAS DO DISCURSO DE TRANSIÇÃO. Revista Eletrônica De Administração, 19(2), 301–329. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41229