CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DO ACESSO DE EMPRESAS CEARENSES AO MERCADO EXTERIOR

Autores

  • Marcelle Colares Oliveira Universidade de Fortaleza
  • José Ednilson de Oliveira Cabral Universidade de Fortaleza – UNIFOR
  • Leopoldo Neto Nunes da Silva Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Palavras-chave:

Comércio exterior, marketing internacional, internacionalização, exportação, canais de distribuição

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é identificar os canais de distribuição internacional utilizados pelas empresas exportadoras cearenses e analisar a importância do canal mais comumente utilizado para a mudança da condição não-exportadora para exportadora. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica e aplicado um questionário numa amostra não-probabilística por acessibilidade de 26 empresas. Os resultados comprovaram a seleção do canal de distribuição indireto como principal forma inicial de acesso das empresas exportadoras cearenses ao mercado internacional; que essa seleção recai sobre o uso do intermediário; que o estímulo para envolvimento inicial também se dá através de pedidos feitos por terceiros. Percebeu-se uma evolução do canal indireto para o canal direto entre o início das exportações pelas empresas pesquisadas e o atual estágio e que as principais razões citadas para o canal que utilizam no momento são relacionadas à capacidade financeira e gerencial das empresas.

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Publicado

2013-06-23

Como Citar

Colares Oliveira, M., de Oliveira Cabral, J. E., & Nunes da Silva, L. N. (2013). CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DO ACESSO DE EMPRESAS CEARENSES AO MERCADO EXTERIOR. Revista Eletrônica De Administração, 11(1). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40694