ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO SUL DO BRASIL: AS RELAÇÕES ENTRE OS COMPROMISSOS DE GOVERNANÇA DE FORNECEDORES E COMPRADORES E A CRIAÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS

Autores

  • Aurélia Adriana de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Paulo A. Zawislak Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

cooperação entre empresas, processo de aprendizagem, competências, comunidades de prática, indústria automotiva

Resumo

A proposta deste trabalho é discutir a cooperação entre empresas nas relações fornecedor-comprador. Seu argumento é que a cooperação entre empresas deve contribuir para o desenvolvimento de novas competências atraves dos processos de aprendizagem, neste caso aprendizagem por interação. Este argumento foi desenvolvido realizando-se uma breve revisão da literatura acadêmica. Como evidências empíricas, foram apresentados os casos de quatro empresas automotivas localizadas no Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. A conclusão principal é que todo relacionamento entre fornecedor e comprador é capaz de desenvolver processos de aprendizagem entre as empresas, contudo é importante considerar as conseqüências destes processos, que podem reforçar e criar novas competências ou simplesmente reforçar as competências já existentes. O processo de aprendizagem entre empresas que apenas reforça as competências de cada empresa torna o relacionamento mais sólido. Contudo, pode ao mesmo tempo contribuir para um espécie de situação de inércia onde as empresas deixam de inovar e correm o risco de cair em uma armadilha de competência, já que não exploram outras oportunidades. Novas competências são criadas quando as empresas trabalham em conjunto, compartilhando recursos em algo semelhante a comunidades de práticas inter-empresariais que permitem o desenvolvimento de uma linguagem, práticas e conhecimento uniformes.

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Publicado

2013-06-23

Como Citar

de Melo, A. A., & Zawislak, P. A. (2013). ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO SUL DO BRASIL: AS RELAÇÕES ENTRE OS COMPROMISSOS DE GOVERNANÇA DE FORNECEDORES E COMPRADORES E A CRIAÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS. Revista Eletrônica De Administração, 11(2). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40665