REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES NA PROPAGANDA: OUVINDO NARRATIVAS FEMININAS

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Helenita R. da Silva Tamashiro Faculdade de Administração de Orlândia
  • José Luis Garcia Hermosilla Universidade de São Paulo – USP
  • Jouliana Jordan Nohara Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Ana Laura Arruda Faculdade de Administração de Orlândia

Palavras-chave:

propaganda, imagens femininas, comportamento do consumidor, percepções do consumidor

Resumo

O principal objetivo desta investigação é compreender as representações de mulheres na propaganda através de narrativas sociais femininas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas detalhadas. Analisaram-se as narrativas de setenta e cinco mulheres, com base no método de análise do discurso. Os resultados revelaram três diferentes percepções sobre representações femininas na propaganda: representações depreciativas, idealizadas e múltiplas. Adicionalmente, os resultados demonstraram que as informantes comparam-se a si próprias com garotas-propaganda e acreditam que são negativamente afetadas pelas imagens de propaganda.

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Publicado

2013-06-21

Como Citar

Acevedo, C. R., R. da Silva Tamashiro, H., Garcia Hermosilla, J. L., Jordan Nohara, J., & Arruda, A. L. (2013). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES NA PROPAGANDA: OUVINDO NARRATIVAS FEMININAS. Revista Eletrônica De Administração, 11(5). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40631