RELAÇÃO ENTRE ATRIBUTOS DO SISTEMA DE CONTABILIDADE E NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS: UMA ANÁLISE EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Fábio Frezatti Universidade de São Paulo – USP
  • Andson Braga de Aguiar Universidade de São Paulo – USP
  • Amaury José Rezende Universidade de São Paulo – USP

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre os atributos do sistema de informação de contabilidade gerencial e o nível de satisfação dos usuários desse sistema. As características qualitativas da informação contábil contribuem para a utilidade da informação contábil gerencial. Os atributos do sistema de informação contábil gerencial são os instrumentos por meio dos quais as referidas características são atingidas. Tais atributos foram definidos tendo por base o modelo conceitual de Moores e Yuen (2001) que foi utilizado a partir de dados coletados em uma pesquisa de campo junto às organizações classificadas entre as de médio e de grande porte no Brasil, definidas de maneira probabilística. A análise dos dados inclui análise multivariada, sendo utilizado o método do cluster. Os resultados indicam que os usuários da informação contábil gerencial estarão mais satisfeitos à medida que os atributos lhes permitam obter informações úteis através dos sistemas de informação contábil de suas entidades. Futuras pesquisas podem investigar quais os atributos que mais contribuem para a satisfação dos usuários da informação contábil.

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Publicado

2013-06-19

Como Citar

Frezatti, F., Braga de Aguiar, A., & Rezende, A. J. (2013). RELAÇÃO ENTRE ATRIBUTOS DO SISTEMA DE CONTABILIDADE E NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS: UMA ANÁLISE EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS. Revista Eletrônica De Administração, 11(6). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40581