MOVIMENTO DE RE-CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO DOS DOCENTES EM UMA IES

Autores

  • Maria Cecília Pereira Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Valéria da Glória Pereira Brito Universidade Federal de Lavras – UFLA

Palavras-chave:

imaginário, currículo, mudança, administração, ensino superior

Resumo

O imaginário desponta como importante conceito para a compreensão de processos de mudanças organizacionais. Neste artigo, o que se propõe é identificar e discutir os imaginários específicos, construídos por docentes, em torno do processo de flexibilização curricular, no curso de administração. O estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior - (IES) brasileira.  No capítulo primeiro, apresentou-se uma discussão preliminar das teorias que permeiam o processo de construção e reconstrução das propostas curriculares. No capítulo segundo, discutiu-se acerca da proposta teórico-metodológica do imaginário, abordando alguns posicionamentos teóricos e sinalizando para o privilégio da abordagem social. Posteriormente, no capítulo terceiro, apresentou-se a metodologia de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa pautada na análise qualitativa dos dados, realizada por meio de um estudo de caso (Instituição de Ensino Superior Brasileira). Nos capítulos posteriores, foram apresentados e discutidos os resultados da pesquisa e tecidas algumas considerações finais. A evolução e a re-interpretação das idéias evidenciaram a necessidade de formação de um “novo imaginário”, em torno das novas propostas curriculares. Verificou-se que o imaginário dos docentes caminha para a idéia de um real, acerca das propostas curriculares, mais dinâmico, aberto à sociedade e menos ligado às tradições, porém consciente de suas raízes culturais, sociais e históricas. Acredita-se que estudos desta natureza possam contribuir como incentivo para pesquisas mais aprofundadas no que tange às mudanças curriculares e, por outro lado, possam ampliar a compreensão de processos de mudanças no âmbito organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Pereira, M. C., de Brito, M. J., & Pereira Brito, V. da G. (2013). MOVIMENTO DE RE-CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO DOS DOCENTES EM UMA IES. Revista Eletrônica De Administração, 12(2). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40577