OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESTÃO ATENDENDO ÀS NECESSIDADES PRÁTICAS DOS CONTADORES COM RELAÇÃO AO ENSINO DO E-COMMERCE? UM ESTUDO EMPÍRICO NO BRASIL
Palavras-chave:
e-commerce, contabilidade, acadêmicos, profissionais, currículos de Ciências ContábeisResumo
Atualmente, o comércio eletrônico ocupa posição de destaque nas empresas e tem tido um impacto significativo sobre as atividades contábeis em uma economia digital altamente competitiva. Não há dúvida de que o comércio eletrônico veio para ficar e que afetará, inevitavelmente, a vida de todos os profissionais da Contabilidade. Esse fato deu origem a uma demanda por novos profissionais capacitados nessa área. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação baseada no estudo desenvolvido por Rezaee et all, envolvendo 32 cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis e 169 profissionais de Contabilidade no Brasil. Ele trata da importância percebida do comércio eletrônico e como ele pode ser integrado nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil. Embora os respondentes concordem sobre a importância percebida do ensino do e-commerce para contadores, bem como sobre os métodos de transmissão desse ensino, os resultados demonstram que há algumas diferenças entre acadêmicos e profissionais da área com respeito a como diversos tópicos de e-commerce devem ser oferecidos nos currículos de Ciências Contábeis. Esses resultados podem ser usados como subsídios na reestruturação dos currículos de Ciências Contábeis no Brasil. É preciso que as instituições de ensino produzam profissionais qualificados tanto na área de Contabilidade como em tecnologia voltada para uma economia digital, caso pretendam preparar os estudantes para os desafios e oportunidades da vida profissional.
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