OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESTÃO ATENDENDO ÀS NECESSIDADES PRÁTICAS DOS CONTADORES COM RELAÇÃO AO ENSINO DO E-COMMERCE? UM ESTUDO EMPÍRICO NO BRASIL

Autores

  • José Dutra de Oliveira Neto Univerdidade de São Paulo – USP
  • Edson Luiz Riccio Universidade de São Paulo – USP
  • João Marino Junior Univerdidade de São Paulo – USP

Palavras-chave:

e-commerce, contabilidade, acadêmicos, profissionais, currículos de Ciências Contábeis

Resumo

Atualmente, o comércio eletrônico ocupa posição de destaque nas empresas e tem tido um impacto significativo sobre as atividades contábeis em uma economia digital altamente competitiva. Não há dúvida de que o comércio eletrônico veio para ficar e que afetará, inevitavelmente, a vida de todos os profissionais da Contabilidade.  Esse fato deu origem a uma demanda por novos profissionais capacitados nessa área. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação baseada no estudo desenvolvido por Rezaee et all, envolvendo 32 cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis e 169 profissionais de Contabilidade no Brasil. Ele trata da importância percebida do comércio eletrônico e como ele pode ser integrado nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil.   Embora os respondentes concordem sobre a importância percebida do ensino do e-commerce para contadores, bem como sobre os métodos de transmissão desse ensino, os resultados demonstram que há algumas diferenças entre acadêmicos e profissionais da área com respeito a como diversos tópicos de e-commerce devem ser oferecidos nos currículos de Ciências Contábeis. Esses resultados podem ser usados como subsídios na reestruturação dos currículos de Ciências Contábeis no Brasil. É preciso que as instituições de ensino produzam profissionais qualificados tanto na área de Contabilidade como em tecnologia voltada para uma economia digital, caso pretendam preparar os estudantes para os desafios e oportunidades da vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Dutra de Oliveira Neto, J., Riccio, E. L., & Marino Junior, J. (2013). OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ESTÃO ATENDENDO ÀS NECESSIDADES PRÁTICAS DOS CONTADORES COM RELAÇÃO AO ENSINO DO E-COMMERCE? UM ESTUDO EMPÍRICO NO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 12(2). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40574