INDICADORES PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA VISÃO DE ESPECIALISTAS

Autores

  • Vanessa Goldoni PUC-RS
  • Mírian Oliveira PUC-RS

Palavras-chave:

indicadores, processo, gestão do conhecimento, especialistas, conhecimento

Resumo

Iniciativas para gerenciar o conhecimento em busca de vantagem competitiva sustentável estão sendo adotadas por organizações de diversos segmentos. A gestão do conhecimento pode ser considerada um conjunto de processos que visa à criação, armazenamento, disseminação, utilização e mensuração do conhecimento dentro da organização. A etapa de mensuração tem o intuito de verificar se a gestão do conhecimento está atingindo os resultados esperados através de indicadores. O objetivo deste artigo é analisar indicadores relacionados às etapas do processo de gestão do conhecimento. O método de pesquisa adotado foi o exploratório, a partir de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com três especialistas na área de gestão do conhecimento. Os principais resultados deste trabalho são: as etapas do processo de gestão do conhecimento são criação, armazenamento, disseminação, utilização e mensuração, sendo que as etapas do processo de gestão do conhecimento não ocorrem todas em seqüência, por exemplo, a mensuração ocorre do início ao fim do processo; a necessidade de alinhamento dos indicadores com os objetivos de negócio da organização; uma lista de indicadores identificados na literatura e comentados por especialistas, classificados em indicadores de processo e resultado, quantitativos e qualitativos, financeiros e não financeiros; a necessidade de considerar os objetivos da empresa com a gestão do conhecimento para a escolha dos indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

Goldoni, V., & Oliveira, M. (2013). INDICADORES PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA VISÃO DE ESPECIALISTAS. Revista Eletrônica De Administração, 13(3), 478–501. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39958

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)