A INFLUÊNCIA DO GRAU DE ESCOLARIDADE DO PEQUENO EMPRESÁRIO SOBRE SUA PERCEPÇÃO DE NEGÓCIO

Autores

  • Ana Maria Romano Carrão Universidade Metodista de Piracicaba
  • Grace Florence Johnson Marietta College
  • Maria Imaculada de Lima Montebelo Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

Empresas de Pequeno Porte, Empreendedor, Formação Profissional, Sobrevivência Empresarial, Pesquisa em Administração

Resumo

O estudo visa a contribuir para a compreensão do espírito empreendedor associado à gestão de empresas de pequeno porte ao buscar associações entre o grau de escolaridade de um grupo de empresários e sua percepção de negócios. O referencial teórico procurou identificar o estado-da-arte do campo de pesquisa, sugerindo retomada da interpretação comportamentalista do empreendedor. O estudo é descritivo, realizado com base em uma amostra de quarenta e sete empresários proprietários de pequenos negócios instalados em uma cidade do interior do Estado de São Paulo, cuja economia é histórica e fortemente influenciada pelas indústrias sucroalcooleira e metal-mecânica e pela predominância de empresas de pequeno porte. Os setores industrial, comercial e de prestação de serviços estão uniformemente distribuídos na amostra. Os dados foram coletados por meio de questionário respondido pelos empresários, sendo enfatizados na presente análise os fatores determinantes das motivações para a abertura dos negócios, os objetivos pessoais e as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento dos negócios. Para a análise comparativa dos dados fez-se uso de testes estatísticos de Mann-Whitney, Exato de Fisher e Kruskal-Wallis. Os resultados estimulam o debate sobre a relação entre o nível de escolaridade e espírito empreendedor, tendo em vista a baixa correlação identificada entre a escolaridade e a percepção dos entrevistados.

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Publicado

2013-05-14

Como Citar

Romano Carrão, A. M., Johnson, G. F., & de Lima Montebelo, M. I. (2013). A INFLUÊNCIA DO GRAU DE ESCOLARIDADE DO PEQUENO EMPRESÁRIO SOBRE SUA PERCEPÇÃO DE NEGÓCIO. Revista Eletrônica De Administração, 13(2), 409–432. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39953