O QUE REALMENTE IMPORTA? UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DETERMINANTES DA QUALIDADE PERCEBIDA NO CURSO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO DO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Humberto Elias Garcia Lopes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ramon Silva Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Diego Silva Leite Fundação Getúlio Vargas FGV/RJ

Palavras-chave:

ensino superior, qualidade percebida, dimensões, análise discriminante múltipla

Resumo

Desde a promulgação da Lei 9.394/96, a educação superior tem passado por significativas mudanças no Brasil. Além de vincular a maioria das instituições de ensino superior (IES) ao Sistema Federal de Ensino, a referida Lei levou à publicação de uma série de portarias, normas e decretos que visavam regulamentar o ensino superior no País. Ao mesmo tempo, verificou-se no período uma verdadeira proliferação de novas IES –, em sua maioria particulares – , com o objetivo oficialmente declarado de suprir a demanda por vagas nessa modalidade de ensino. Contudo, passados mais de dez anos da promulgação da Lei, o cenário que se tem hoje é o de um mercado altamente concorrencial, composto por e uma infinidade de IES com vagas ociosas. Para responder a essa nova demanda ambiental, várias instituições adotaram a estratégia de aumentar a qualidade dos serviços prestados, gerando mais satisfação dos alunos e obtendo a lealdade dos mesmos. Saber a opinião dos alunos é importante, para que a fim de que a IES possa oferecer serviços mais adequados às suas necessidades, criando vantagens competitivas no mercado. Esta pesquisa desenvolveu um survey com uma amostra de 435 alunos de uma instituição de ensino superior do centro-oeste de Minas Gerais. Os dados foram tratados por meio da análise discriminante múltipla stepwise, que identificou três fatores que mais influenciam a percepção da qualidade. Estes foram: o valor atribuído pelo aluno ao curso, a percepção do discente acerca do valor da mensalidade e a disponibilidade de professores e funcionários da instituição em resolver problemas dos alunos. Os resultados apontam que a qualidade percebida é influenciada por fatores econômicos, como mostram as duas primeiras variáveis. No entanto, a última delas comprovou que a atitude dos membros da instituição em relação às dificuldades dos estudantes também influencia estse processo de maneira significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

Garcia Lopes, H. E., Silva Leite, R., & Silva Leite, D. (2013). O QUE REALMENTE IMPORTA? UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DETERMINANTES DA QUALIDADE PERCEBIDA NO CURSO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO DO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS. Revista Eletrônica De Administração, 13(2), 362–385. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39925