AMBIENTE COMPETITIVO E OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTEGRADORA: ESTUDO DE CASO NO SETOR HOTELEIRO EM CURITIBA

Autores

  • Antônio João Hocayen-da-Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Gestão Estratégica, Vantagem Competitiva, Recursos, Forças Competitivas, Relacionamentos Interorganizacionais

Resumo

Os hotéis em Curitiba estão mudando suas estratégias para enfrentar a concorrência das redes hoteleiras nacionais e internacionais que se instalaram na cidade. A pressão decorrente da mudança ambiental tem exigido dos empreendimentos hoteleiros locais a busca da obtenção de vantagens competitivas para garantir sua sobrevivência. O objetivo deste estudo foi analisar o ambiente competitivo e a obtenção de vantagens competitivas em um hotel de Curitiba a partir do modelo da Abordagem Integradora proposto por Kim e Oh em 2004, que, além de considerar os aspectos internos e externos, por meio da Abordagem das Cinco Forças de Porter e da Abordagem Baseada em Recursos, considera ainda a Abordagem Relacional, a qual defende a obtenção de vantagens competitivas a partir dos relacionamentos interorganizacionais. Um estudo de caso foi realizado com seis entrevistas pessoais semi-estruturadas com proprietário, diretores e gerentes, em uma empresa do setor hoteleiro de Curitiba. Foi verificado que em termos de recursos internos, as mudanças estratégicas se caracterizam como reativas em relação às pressões ambientais. Sobressaíram-se reformas nas instalações e modificações na estrutura organizacional, visando tornar a gestão mais eficiente. No que diz respeito às forças competitivas externas, ressalta-se o poder de negociação dos clientes institucionais, buscando conquistar elevado padrão de qualidade com preço baixo.  Foi possível constatar também, que os gestores do hotel, apesar de acreditarem que sempre é positiva a formação de alianças e parcerias, não possuem uma visão estratégica a respeito dos relacionamentos interorganizacionais, capaz de identificar e explorar os benefícios oriundos dessa cooperação.

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Publicado

2013-05-13

Como Citar

Hocayen-da-Silva, A. J., & Meira Teixeira, R. (2013). AMBIENTE COMPETITIVO E OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTEGRADORA: ESTUDO DE CASO NO SETOR HOTELEIRO EM CURITIBA. Revista Eletrônica De Administração, 13(1), 127–155. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39913