FATORES DE ATRATIVIDADE DE ESTUDANTES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Emerson Wagner Mainardes Universidade Regional de Blumenau/FURB/Brasil
  • Marcelo Deschamps Universidade Regional de Blumenau/FURB/Brasil
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau/FURB/Brasil

Palavras-chave:

Graduação em Administração, Fatores de atração de alunos, Marketing educacional

Resumo

Em virtude da abertura proporcionada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, o mercado educacional está se tornado cada vez mais competitivo. Após a aprovação da LDB, o curso de Administração vem apresentando crescimento superior à demanda, levando as instituições de ensino superior (IES) a adotarem estratégias de marketing para atrair, satisfazer e manter estudantes no curso. Esta pesquisa propôs-se a identificar os fatores que atraíram estudantes para cursos de graduação em Administração de duas IES – uma de Joinville/SC e outra de Blumenau/SC – por meio de uma pesquisa descritiva quantitativa transversal, aplicada aos alunos ingressantes do primeiro semestre. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário com sete perguntas predominantemente fechadas e 42 afirmações baseadas no escalograma de Likert. Conforme o cálculo da amostra foram necessários 268 questionários respondidos. Os alunos ingressantes da graduação em Administração das IES pesquisadas possuem a idade média de 21,5 anos, são predominantemente mulheres e já atuam no mercado de trabalho. A pesquisa demonstrou que dentre os fatores que atraem os alunos para os cursos de Administração estão: a empregabilidade potencial dos cursos pesquisados, a imagem das IES e os demais fatores relacionados ao mercado de trabalho. Os resultados também indicam que a qualidade do ensino, a infra-estrutura e as instalações das IES são consideradas mais relevantes do que questões ligadas a motivos pessoais. Conclui-se, portanto, que o caminho para atrair estudantes para as instituições em questão passa pela análise de fatores chaves, como os supracitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

Mainardes, E. W., Deschamps, M., & Carvalho de Souza Domingues, M. J. (2013). FATORES DE ATRATIVIDADE DE ESTUDANTES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Eletrônica De Administração, 14(3), 727–750. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39373