FATORES DE ATRATIVIDADE DE ESTUDANTES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Palavras-chave:
Graduação em Administração, Fatores de atração de alunos, Marketing educacionalResumo
Em virtude da abertura proporcionada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, o mercado educacional está se tornado cada vez mais competitivo. Após a aprovação da LDB, o curso de Administração vem apresentando crescimento superior à demanda, levando as instituições de ensino superior (IES) a adotarem estratégias de marketing para atrair, satisfazer e manter estudantes no curso. Esta pesquisa propôs-se a identificar os fatores que atraíram estudantes para cursos de graduação em Administração de duas IES – uma de Joinville/SC e outra de Blumenau/SC – por meio de uma pesquisa descritiva quantitativa transversal, aplicada aos alunos ingressantes do primeiro semestre. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário com sete perguntas predominantemente fechadas e 42 afirmações baseadas no escalograma de Likert. Conforme o cálculo da amostra foram necessários 268 questionários respondidos. Os alunos ingressantes da graduação em Administração das IES pesquisadas possuem a idade média de 21,5 anos, são predominantemente mulheres e já atuam no mercado de trabalho. A pesquisa demonstrou que dentre os fatores que atraem os alunos para os cursos de Administração estão: a empregabilidade potencial dos cursos pesquisados, a imagem das IES e os demais fatores relacionados ao mercado de trabalho. Os resultados também indicam que a qualidade do ensino, a infra-estrutura e as instalações das IES são consideradas mais relevantes do que questões ligadas a motivos pessoais. Conclui-se, portanto, que o caminho para atrair estudantes para as instituições em questão passa pela análise de fatores chaves, como os supracitados.
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