COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS REDES DE EMPRESAS AGLOMERADAS TERRITORIALMENTE

Autores

  • Valmir Emil Hoffmann Balneário Camboriú/SC/ Brasil
  • F. Xavier Molina-Morales UJI - Campus Riu Sec/Castellón/Espanha
  • M. Teresa Martínez-Fernandez UJI - Campus Riu Sec/Castellón/Espanha

Palavras-chave:

Competitividade, redes interorganizacionais, distrito industrial, aglomerações territoriais, transferência de conhecimento

Resumo

O campo da organização industrial envolve o estudo de como a indústria está organizada e por quê. Essa organização se dá dentro de um continuum, onde de um lado existe a possibilidade de verticalizar o processo, através de uma organização hierárquica e, de outro, de adquirir os insumos no mercado, em uma relação de demanda e oferta. Formas alternativas a essas configurações têm sido discutidas na literatura, como é o caso das redes de empresas. O objetivo deste trabalho é avaliar a competitividade a partir da disponibilidade de recursos por parte de redes de empresas aglomeradas territorialmente. Foram tomados como recursos estratégicos, presentes em uma rede do tipo distrito industrial, a transferência de conhecimento entre as empresas, o papel das instituições de suporte industrial e a existência de relações sociais. Foram aplicados questionários aos dirigentes de empresas da indústria do vestuário e os dados foram tratados com estatística descritiva, testes de correlação e de comparação entre médias. Os resultados do estudo empírico apontam que se pode afirmar apenas parcialmente que as empresas aglomeradas territorialmente em uma rede do tipo distrito industrial têm disponibilidade de recursos estratégicos que geram competitividade superior àquelas dispersas geograficamente e que esses recursos se reportam às instituições de suporte industrial e ao relacionamento sociocultural.

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Emil Hoffmann, V., Molina-Morales, F. X., & Martínez-Fernandez, M. T. (2013). COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS REDES DE EMPRESAS AGLOMERADAS TERRITORIALMENTE. Revista Eletrônica De Administração, 14(2), 391–419. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39324