ATRIBUTOS RELEVANTES NA ESCOLHA DE LOJAS DE CONVENIÊNCIA
Palavras-chave:
Escolha do consumidor, Análise Conjunta, Lojas de Conveniência, Comportamento do Consumidor, Atributos de lojasResumo
No Brasil são escassas as pesquisas sobre o comportamento de compra do consumidor na escolha de uma loja, ao contrário das abundantes pesquisas sobre a decisão de que produto comprar, ou que marca escolher. Este artigo objetiva identificar os atributos mais relevantes, na perspectiva do comprador, na escolha de lojas de conveniência localizadas em postos de serviços, setor em franca expansão no país. A pesquisa ocorreu em duas etapas: uma qualitativa, visando identificar os atributos mais relevantes e seus níveis, e outra quantitativa, em que se aplicou a técnica de análise conjunta após um levantamento realizado numa amostra de consumidores. Os resultados demonstraram que os atributos “localização”, “preço” e “atendimento” tiveram importâncias relativas maiores que “horário de funcionamento”, “mix de produtos” e “ambiente geral”. Implicações para o conhecimento e prática do marketing, e sugestões para futuras pesquisas, são discutidas à luz da teoria da escolha do consumidor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.