O ENSINO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES

Autores

  • Renata Céli Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – RJ / Brasil
  • Marie Agnes Chauvel Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – RJ / Brasil

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Ensino, Administração

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de estudar a percepção dos estudantes de Administração em relação ao ensino da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na graduação. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo que consistiu em 85 entrevistas feitas por meio de um questionário elaborado com base nos resultados do estudo qualitativo de Silva e Chauvel (2009). O questionário foi aplicado a alunos de graduação que pertenciam a quatro instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro e estavam prestes a se formar ou tinham se formado no último ano. Os resultados apontaram que os entrevistados consideram a RSC um tema importante. Mostraram que eles percebem que o espaço dado ao assunto na graduação é insuficiente e avaliam que o tema é abordado de forma superficial. Os estudantes declararam que aprenderam mais sobre RSC em meios externos à faculdade, como revistas, mídia, jornais e no próprio trabalho. Além disso, os entrevistados mostraram ter dúvidas e questionamentos sobre o assunto RSC e expressaram a opinião de que é preciso haver um maior aprofundamento do ensino sobre o tema, do ponto de vista teórico e também prático. Saber como as empresas colocam a RSC em prática é um dos aspectos que mais desperta seu interesse.

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Publicado

2013-04-16

Como Citar

Céli Moreira da Silva, R., & Chauvel, M. A. (2013). O ENSINO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO QUANTITATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. Revista Eletrônica De Administração, 16(1), 147–171. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38980