EXAMINANDO A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL, GRUPAL E ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Diógenes de Souza Bido Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP / Brasil
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP / Brasil
  • Jorge Flávio Ferreira Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP / Brasil
  • Julia Moreira Kenski Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP / Brasil
  • Vivian Neri Scartezini Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP / Brasil

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Aprendizagem Grupal, Aprendizagem Individual, Níveis de Aprendizagem, Modelagem em Equações Estruturais.

Resumo

O fenômeno da aprendizagem pode ser estudado em diferentes níveis - individual, grupal, organizacional e inter-organizacional - os quais estão interconectados e envolvem um conjunto de complexas variáveis. Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar empiricamente a articulação entre a aprendizagem individual, grupal e organizacional. O arcabouço teórico apresenta e analisa como diferentes autores estudam a possibilidade de relação entre esses níveis apoiando-se, especialmente, nos autores alinhados à perspectiva técnica e que propõem instrumentos de mensuração focados em algumas dimensões do fenômeno. O levantamento realizado envolveu uma amostra de 105 funcionários de uma instituição financeira. O instrumento elaborado por Chan 2003 foi utilizado na operacionalização dos construtos e para a análise dos dados foi utilizada a análise de componentes principais seguida pela modelagem em equações estruturais. Além da validação do instrumento de mensuração da aprendizagem individual, em grupos e organizacional, outra contribuição deste estudo foi a operacionalização dos três construtos como variáveis latentes de segunda ordem, o que tornou o modelo estrutural mais parcimonioso. Os resultados mostraram que tanto a aprendizagem individual como a aprendizagem grupal influenciaram a aprendizagem organizacional na amostra estudada, havendo confirmação das três hipóteses testadas. Ao final do trabalho são discutidas as suas limitações e apontadas algumas direções para novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Como Citar

de Souza Bido, D., Schmidt Godoy, A., Ferreira, J. F., Moreira Kenski, J., & Neri Scartezini, V. (2011). EXAMINANDO A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL, GRUPAL E ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. Revista Eletrônica De Administração, 17(1), 58–85. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38700